A GUERRA DO FOGO
CineCiência
22.09
DOM
16h
Data
22.09
Horário
16h
Ingressos
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório LABMIS (66 lugares)
Classificação indicativa 12 anos
O CineCiência é o programa mensal do MIS que traz debates sobre filmes com temas científicos. A cada edição, há a discussão em torno de um clássico, comentado por um especialista na área científica em questão, sempre com mediação de José Luiz Goldfarb, coordenador do projeto.
Em setembro, a programação do #CineCiência traz o filme A guerra do fogo (1981), um drama antropológico que nos remete às origens de nossa espécie. Em tempos do sucesso de livros como “Sapiens: uma breve história da humanidade ” de Yuval Noah Harari, vale rever e analisar esse filme, que se passa na pré-história. O bate-papo conta com a presença da socióloga da cultura Laura Trachtenberg Hauser e tem a mediação de José Luiz Goldfarb.
Sobre o filme
A guerra do fogo
(dir. Jean-Jacques Annaud, França/Canadá/EUA, 1981, 100min, 12 anos)
Na pré-história, a tribo de Ulam acredita que o fogo é sobrenatural. Quando um ataque apaga sua única fonte de calor, três guerreiros saem em busca de outra chama. Nessa jornada, eles conhecem os Ivakas, que são mais avançados e dominam o fogo. Mas a aquisição desse bem místico não será fácil.
Sobre a convidada
Laura Trachtenberg Hauser
Pesquisadora do departamento de Comunicação e Semiótica da PUC-SP, bolsista CAPES, onde desenvolve estudos sobre inteligência artificial e seus impactos éticos e comportamentais. Graduada em História pela Universidade Panthéon-Sorbonne e mestre em Sociologia da Cultura pela Universidade Sorbonne-Nouvelle, possui curso de extensão universitária em Tecnologia de Mercado na Era Digital pelo Instituto Holon de Tecnologia de Israel. Consultora e pesquisadora especializada em cultura de inovação para empresas e startups nacionais e internacionais, implementando projetos que impactaram mais de 50 mil pessoas. Já foi assessora política do Consulado Geral de Israel no Brasil; colaboradora da Otwoi – empresa de tendências e inovação de Oren Simanian, fundador do StarTAU, Centro de Empreendedorismo da Universidade de Tel Aviv; coordenadora das atividades Culturais do Mémorial de la Shoah de Paris e desenvolvedora do conteúdo de pós-graduação sobre políticas públicas para a cultura no Senac.
Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado em filosofia e história da ciência pela McGill University, no Canadá, e doutorado em história da ciência pela USP. Atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), diretor da EDUC e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC-SP. É coordenador do CineCiência.