MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Cinema da Hungria + Recital de Canções Húngaras

A programação Cinema da Hungria se integra ao Recital de Canções Húngaras, em parceria com o Consulado Geral da Hungria em São Paulo

Data

12/10/2023

Horários

Horários variados

Ingresso

Gratuito (retirada de ingressos uma hora antes de cada sessão na bilheteria do MIS)

Classificação: de acordo com cada filme 

CINEMA DA HUNGRIA

No feriado do dia 12 de outubro, o MIS apresenta, em parceria com o Consulado Geral da Hungria em São Paulo, dois importantes títulos da filmografia do país. A primeira produção é a animação “João Valente” (1973), dirigida por Marcell Jankovics. O filme é baseado no poema de Sándor Petőfi, um dos mais renomados poetas do país e que em 2023 completa 200 anos de seu nascimento. A segunda produção, “Sangue nas águas” (2006), com direção de Krisztina Goda, é um drama histórico que retrata uma história de amor durante a Revolução húngara de 1956. A programação é inteiramente gratuita e os ingressos podem ser retirados na bilheteria do museu antes de cada sessão. 

Sessão 14h 
Sobre o filme:  
João Valente 
(dir. Marcell Jankovics, Hungria, 1973, 75 min, livre) 
Um tradicional conto de fadas poético húngaro que descreve as aventuras épicas de um jovem pastor através do amor, da guerra, da magia e da morte. 

Sessão 16h 
Sobre o filme:  
Sangue nas águas 
(dir. Krisztina Goda, Hungria, 2006, 120 min, 16 anos) 
A celebração da heroica revolução húngara de 1956 que se passa em Budapeste e nos Jogos Olímpicos de Melbourne em outubro e novembro daquele ano. Enquanto tanques soviéticos arrasavam seu país, a equipe húngara de pólo aquático vencia os soviéticos na disputa mais violenta da história do esporte. 

RECITAL DE CANÇÕES
18h30 – 50 min

A programação Cinema da Hungria se integra ao Recital de Canções Húngaras, em parceria com o Consulado Geral da Hungria em São Paulo, para consolidar o feriado, com uma homenagem ao poeta Sándor Petőfi que, em 2023, completa o bicentenário de seu nascimento.  

Inspirado na “Canção Nacional”, famoso poema de Sándor Petőfi, o recital traz um versátil repertório de canções em língua húngara, para que o público brasileiro percorra as atualizações da canção popular na Hungria nas últimas décadas. 

Sobre os músicos 
Ivan Fritzen Andrade
é violinista e musicólogo, com mestrado em música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É fundador e diretor da Banda Húngara de São Paulo e membro do Grupo de Estudos Húngaros da Universidade de São Paulo (USP).  

Sabrina Stampar é pianista e educadora musical, com graduação em música pela Universidade Cruzeiro do Sul e graduação em pedagogia pela UNINOVE. Atuou como regente do coro da Casa Húngara de São Paulo, bem como no projeto Guri Santa Marcelina. Atualmente, é pianista na Banda Húngara de São Paulo. 

Governo do Estado de SP