MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Cinema de horror italiano em quatro atos

Curso on-line | 05, 07, 12 e 14 de junho, segundas e quartas, das 19h às 21h 

Data

05/06/2023 a 14/06/2023

Horários

05, 07, 12 e 14 de junho, segundas e quartas, das 19h às 21h 

Ingresso

Valor: R$ 135    Descontos   10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)   30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)   Gratuidade na compra do 11º curso   50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF)   50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso   50% de desconto para membros do Clube MIS

As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. 

Pré-requisito: não há    

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições 

A Itália foi um dos países onde o cinema se desenvolveu mais precocemente, com épicos de fantasia nos primórdios dos filmes mudos e uma adaptação para as telas do “Inferno”, de Dante, ainda em 1911. Mas foi somente em 1957 que o horror voltou às telas italianas, com o filme “Os vampiros”, dirigido por Riccardo Freda e o iniciante Mario Bava. E seria justamente Bava um dos responsáveis por desenvolver o cinema fantástico no país, com o gótico “A maldição do demônio” (1960) e o giallo a partir de “Seis mulheres para o assassino” (1964). Seu pupilo Dario Argento seguiu seus passos e realizou vários gialli até aderir ao horror sobrenatural com “Suspiria” (1977), “A mansão do inferno” (1980) e outros clássicos cultuados. 

Paralelos ao horror, os documentários sensacionalistas iniciados com “Mundo cão” (1962) seguiram a escola do neorrealismo para chocar e aterrorizar as plateias no estilo que ficaria conhecido como mondo. E foi dentro dessa tradição que surgiram os filmes de aventura violenta na selva, em que tribos primitivas de canibais passaram a representar o horror a ser temido pelos humanos civilizados. O cenário mais tarde daria origem aos filmes de zumbi, que, embora imitassem o modelo americano, tornaram os mortos-vivos tipicamente italianos por meio de excessos em sangue e tripas, fazendo de Lucio Fulci o pioneiro do tema com “Zombi 2” (1979), “Pavor na cidade dos zumbis” (1980) e “A casa dos mortos-vivos" (1981), entre outros. 

Este curso traça um panorama do gênero no país ao longo de quarenta anos de produção ininterrupta – de 1957 a 1996. As aulas serão ministradas de maneira alternada por Beatriz Saldanha e Carlos Primati, oferecendo uma visão ampla das vertentes do horror no país, do mais realista e chocante ao absolutamente fantasioso. 

Aula 1 | Castelos, fantasmas e maldições no horror gótico italiano | com Carlos Primati 

• O cinema de horror italiano ressurge na era moderna com “Os vampiros” 

• Os mestres do chiaroscuro no gótico: Freda, Bava, Margheriti e cia. 

• Barbara Steele, a enigmática e quase onipresente musa do gótico italiano 

Aula 2 | O horror sobrenatural com os mestres do pesadelo e do exagero | com Beatriz Saldanha 

• Os delírios multicoloridos de Dario Argento com sua obra-prima “Suspiria” 

• Os pesadelos absurdos de Lucio Fulci em sua saga infernal e sangrenta 

• Os pupilos Lamberto Bava e Michele Soavi renovando o horror italiano 

Aula 3 | Os documentários mondo, o cinema canibal e o zumbi italiano | com Carlos Primati 

• Exotismo, violência e morte em “Mundo cão”, de Jacopetti, Prosperi e Cavara 

• Os horrores da selva e a polêmica incontornável de “Canibal holocausto” 

• Os zumbis de Lucio Fulci e imitadores e o poético “Dellamorte dellamore” 

Aula 4 | Luvas pretas, facas afiadas e meias de seda nos filmes gialli |com Beatriz Saldanha 

• A italianização do suspense na criação do giallo cinematográfico por Mario Bava 

• A “trilogia dos bichos” e o giallo definitivo na obra visionária de Dario Argento 

• A sensualidade da morte e os assassinos psicopatas de um subgênero sedutor 

Sobre os professores Beatriz Saldanha e Carlos Primati

Beatriz Saldanha é pesquisadora, crítica, curadora e realizadora cearense radicada em São Paulo, escreve regularmente para a revista eletrônica Les Diaboliques, para catálogos de mostras, capítulos de livros e encartes de home video. Entre estas publicações estão artigos sobre Dario Argento e Lucio Fulci, e o encarte do Blu-ray de “Demons” 1 e 2, de Lamberto Bava. Doutoranda em Comunicação Audiovisual pela UAM, ministra cursos e palestras sobre cinema de horror. Integrou curadorias e júris de diversos festivais pelo país e realizou a mostra Les Diaboliques de diretoras de horror, que em novembro terá sua segunda edição online. 

Carlos Primati é pesquisador, crítico, curador e tradutor, colabora com artigos e ensaios sobre cinema fantástico para livros, catálogos de mostras e encartes para lançamentos em vídeo, incluindo textos sobre “Pelo amor e pela Morte”, de Michele Soavi, e para a edição de “Inferno”, de Dario Argento, em Blu-ray. Traduziu o livro “Cannibal Holocaust and the Savage Cinema of Ruggero Deodato”, para a DarkSide Books, ainda não publicado. Foi criador da revista Cine Monstro e editor da Dark Side DVD, nas quais publicou dossiês sobre Dario Argento e filmes giallo, entre outros artigos e críticas sobre cinema fantástico italiano. 

Condições dos cursos MIS

→ Aulas gravadas
As aulas acontecem on-line, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada por até uma semana após o último encontro, mediante solicitação. Para receber o certificado de conclusão, é necessário estar presente em 75% das aulas ministradas.

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Governo do Estado de SP