MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Cinema Marginal: Aspectos e Reflexos

Ministrado por Christian Petermann, curso visa explorar a obra e a postura artística e humana de diretores como Rogério Sganzerla, Julio Bressane, Andrea Tonacci, José Agrippino de Paula, Elyseu Visconti e outros. Para ilustrar os questionamentos desta produção, serão exibidos, em aula, curtas-metragens e/ou cenas destacadas de longas para alimentar análises e discussões. Inscrições abertas.

Data

29/10/2014 a 19/11/2014

Horários

quartas e quintas, 19h às 22h

Ingresso

R$ 200

Seleção: ordem de chegada das inscrições

Inscrições encerradas

Confira as condições dos Cursos MIS

Muitos realizadores renegam historicamente o termo “Cinema Marginal”, mas se convencionou chamar assim a multifacetada produção audiovisual brasileira que, nos anos 1960/70 e em paralelo ao Cinema Novo, atendeu as necessidades de expressão da geração (pós-)contracultural e inseriu em estéticas e temas a inquietude criativa em tempos de repressão política.

Ministrado por Christian Petermann, curso visa explorar a obra e a postura artística e humana de diretores como Rogério Sganzerla, Julio Bressane, Andrea Tonacci, José Agrippino de Paula, Elyseu Visconti e outros. Para ilustrar os questionamentos desta produção, serão exibidos, em aula, curtas-metragens e/ou cenas destacadas de longas para alimentar análises e discussões.

As aulas se estendem até o cinema pós-Retomada, apontando para uma nova e numerosa geração que, a partir das facilidades do suporte digital, reinseriram muitos dos ditames do chamado Cinema Marginal na criação. Em trabalhos coletivos, feitos fora do eixo Rio-SP, com exibição e distribuição alternativas, há vozes herdeiras do conjunto de obra citado acima e que encontram visibilidade em eventos oficiais como, entre outros, na Mostra de Cinema de Tiradentes, na Mostra do Filme Livre ou no Cinema de Bordas e no programa Cinema sem Fronteiras. Como fontes, serão usados textos e obras de nomes como Ismail Xavier, Jean-Claude Bernardet, Fernão Ramos e Amir Labaki, entre outros.

Sobre o professor
Christian Petermann é Jornalista e crítico de cinema há 27 anos. Já colaborou com veículos como a revista SET, o Guia da Folha de S. Paulo e o programa da TV Gazeta Todo Seu. Atualmente, é colaborador regular das revistas mensais Rolling Stone e Revista da Cultura, curador do festival semestral Cine MuBE Vitrine Independente, consultor para a ONG CineMaterna e sócio-fundador da Abraccine (Associação Brasileira dos Críticos de Cinema). Integrante de júris em festivais pelo país – 2º SP Terror, 2º Curta Neblina e 18º Mix Brasil (2010); 1º Festival Lume de Cinema Internacional, em São Luis/MA, 6º Cine Fantasy e 3º Curta Neblina (2011); júri da crítica (Abraccine) no 2º Olhar de Cinema – Festival Internacional de Cinema de Curitiba (2013).
Governo do Estado de SP