Data
09/09/2012
Horários
16h
Ingresso
R$ 4,00 (50% de desconto para estudantes)
Ingressos à venda na Recepção MIS ou através do site: www.ingressorapido.com.br
Com o objetivo de resgatar a atmosfera das primeiras sessões de cinema, o MIS promove o Cinematographo, que conta com projeção de filmes mudos sonorizados por músicos ao vivo. Na edição de setembro, os músicos Jorge Peña e Eduardo Contrera executam uma trilha sonora desenvolvida especialmente para o filme O Golem (dir. Paul Wegener e Carl Boese, 1920, 85min).
Lançado em 1920, O Golem é um filme mudo dirigido pela dupla Paul Wegener e Carl Boese, considerado parte fundamental do movimento do Expressionismo Alemão. O filme é ambientado em Praga, onde uma pequena vila de judeus começa a ser perseguido pelo imperador. Para defender o vilarejo, o cientista Rabbi Lowe recorre à alquimia para criar o Golem. No inicio da experiência, a criatura atende apenas aos comandos de seu mestre. No entanto, com a passar do tempo, o Golem passa a ter autoconsciência e decide por conta própria tomar os rumos de suas ações.
Sobre os músicos
Eduardo Contrera é músico, contador de histórias e escritor. Há mais de 30 anos pratica a Improvisação Livre, trabalhando com Teatro, Dança, Música. Atualmente, participa de duas formações: duetos com Dimos Goudaroulis e Jorge Peña; assina a direção musical da Cia. Kiwi de Teatro; e participa do grupo experimental de percussão "Ñande Rú".
Jorge Peña nasceu no Uruguay, é fotógrafo, percussionista e sonoplasta. Iniciou sua carreira em 1977 em Montevideo, quando apresentou "Entre Pitos y Flautas" de Ricardo Fontana e coreografias de Adriana Lagomarsino. Participou de uma turnê com Mercedes Sosa pelo Brasil em 1987.Participa de grupos experimentais como Ñande Ru, Amálgama. Em 2010, fez turnê pelo Brasil e Alemanha com a Andcompany&Co. de Berlin, apresentando FatzerBraz, e realizou trilha para o espetáculo "Area Reescrita", da Companhia de Dança Contemporânea J. Gar.Cia. 2010-2011.