Data
22/01/2017
Horários
16h
Ingresso
R$ 6 (inteira) R$ 3 (meia)
Ingressos à venda na Recepção MIS e pelo site: www.ingressorapido.com.br
Com o objetivo de resgatar a atmosfera das primeiras sessões de cinema, o MIS promove mensalmente o Cinematographo, que conta com projeção de filmes sonorizados por músicos ao vivo. Na primeira edição de 2017, os músicos Guilherme Chiappetta, Eduardo Contrera e Rafael Amaral sonorizam ao vivo o filme cult Koyaanisqatsi. Também conhecido como Koyaanisqatsi: Life Out of Balance, trata-se de um documentário impressionante que mostra a vida moderna em seu delicado equilíbrio.
Koyaanisqatsi: Life Out of Balance (dir. Godfrey Reggio e Ron Fricke, EUA, 1982, 86’, Cor) O filme consiste primariamente de imagens de arquivos em câmera lenta e em timelapse, mostrando cidades e muitas paisagens naturais dos Estados Unidos. Sem narrações ou diálogos, Koyaanisqatsi nos mostra imagens de paisagens e vistas numa ordem crescente para produzir uma visão diferenciada da vida moderna. O nome do filme vem da língua dos índios Hopi que significa vida fora de equilíbrio ou vida louca. Para executar este filme, foram necessários sete anos e o resultado é uma feliz união entre a fotografia de Ron Fricke e a música de Philip Glass com a direção de Godfrey Reggio.
O filme é o primeiro da trilogia Qatsi: foi seguido por Powaqqatsi (1988) e Naqoyqatsi (2002). A trilogia mostra diferentes aspectos das relações entre humanos, natureza e tecnologia. Koyaanisqatsi é o mais conhecido dos três e é considerado um filme cult. Em 2000, Koyaanisqatsi foi selecionado para preservação pelo National Film Registry da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos como sendo "culturalmente, historicamente, ou esteticamente significante".