MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Cinematographo | O exorcista

No ano em que completa 50 anos de lançamento, o clássico de terror “O exorcista” ganha sessão com execução da trilha sonora ao vivo

Data

12/02/2023

Horários

15h

Ingresso

R$ 30 (inteira), R$ 15 (meia), disponível na plataforma INTI (on-line) e na bilheteria do museu a partir do dia 01 de fevereiro ao meio-dia 

Classificação indicativa: 14 anos

Inspirado na atmosfera das primeiras sessões de cinema, o Cinematographo é um programa do MIS que convida a cada edição uma banda ou músicos para realizar a sonorização ao vivo de um filme. 

Na edição de fevereiro, o Cinematographo apresenta um dos clássicos dos filmes de terror, “O exorcista”. No ano em que completa 50 anos de lançamento, o filme dirigido por William Friedkin continua sendo uma das grandes referências do gênero cinematográfico. Em comemoração à data, o Cinematographo apresenta uma sessão com execução da trilha sonora ao vivo com Anselmo Mancini e Everton Barra para a apresentação. 

Sobre o filme: 
O exorcista
 
(dir. William Friedkin, EUA, 1973, 122 min, 14 anos)  
Em Georgetown, Washigton, uma atriz começa a perceber que sua filha de doze anos está apresentando comportamentos assustadores. Por isso, ela pede ajuda a um padre da cidade que também atua como psiquiatra. O padre conclui que a menina está possuída pelo demônio e então chama um sacerdote especialista em exorcismo para livrar a criança da possessão. 

Sobre os músicos: 
Anselmo Mancini (sintetizadores) 

Anselmo Mancini é doutor e mestre em audiovisual e bacharel em composição musical pela USP. Em 2022, produziu 33 Cine Concertos, tornando-se um dos principais nomes deste segmento no país. No mesmo ano, recebeu os prêmios de melhor trilha sonora pela música do longa-metragem “Entre raiz e asas” nos festivais Rome International Movie Awards (Itália); Indie Spark Movies Film Festival (Holanda); International Motion Pictures Awards (Canadá); menção honrosa no Kiez Berlin Film Festival; e foi selecionado para o International London Film Festival (Reino Unido), e International Sound and Film Music Festival (Croácia), concorrendo com nomes como Jonny Greenwood (Spencer). Em 2019, foi finalista do Cineconcerto Festival, realizado na Itália, e em 2014 foi finalista (com menção honrosa) do Instant Composition Contest (criação de trilha sonora em tempo real ao piano) no Transatlantyk Film & Music Festival, realizado na Polônia. O Festival é dirigido pelo vencedor do Oscar de Trilha Sonora de 2005, Jan Kaczmarek, e contou com a presença de Johann Johannsson no júri (outro nomeado ao Oscar). 

Everto Barba (vibrafone e set de percussão) 
Everton Barba é percussionista, baterista e educador musical, formado pelo Conservatório de Tatuí e pela Universidade Federal de São Carlos. É integrante do Jazz Combo do Conservatório de Tatuí e, em sua carreira, já atuou ao lado de grandes nomes da música brasileira e internacional, como Arismar do Espírito Santo, Toninho Ferragutti, Laércio de Freitas, Léa Freire, Hercules Gomes, Sizão Machado, Ricardo Herz, Lupa Santiago, Sara Serpa, Ed Neumeister, Rusty Burge e Aldo Salvent. Participou do show de lançamento do disco “Choroso” ao lado do saxofonista Nailor Proveta, trabalho liderado pelo contrabaixista Marcos Paiva, e em quinteto ao lado dos músicos portugueses Sara Serpa e André Matos. Com Luis Felipe Gama e Ana Luiza, realizou concerto com a Orquestra Jazz Sinfônica. 

Governo do Estado de SP