MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Cinematographo | Orson Welles

O Cinematographo, programa mensal do MIS que visa o resgate da atmosfera das primeiras sessões de cinema ganha, no mês de maio, edição especial que integra a programação do Centenário de Orson Welles.

Data

24/05/2015

Horários

16h

Ingresso

R$ 6 (inteira0 R$ 3 (meia)

Ingressos à venda a partir de 12.05 (terça) na Recepção MIS e pelo site: www.ingressorapido.com.br

Com o objetivo de resgatar a atmosfera das primeiras sessões de cinema, o MIS promove o projeto Cinematographo, que conta com projeção de filmes sonorizados por músicos ao vivo. A edição de maio apresenta performance especial que íntegra a programação do centenário de Orson Welles. Nela, o grupo O Teatro da Peste realiza intervenção audiovisual, que investiga os limites entre ficção e realidade, baseada na transmissão radiofônica de A Guerra dos Mundos, célebre adaptação de Welles.  
 
Em 1938, Orson Welles, ao fazer a adaptação radiofônica do livro A Guerra dos Mundos, gerou comoção ao anunciar uma invasão alienígena nos Estados Unidos sem explicitar aos ouvintes o caráter ficcional de sua intervenção. Esta ação repercutiu em um verdadeiro estado de pânico nacional – alguns acreditaram que realmente ocorria uma invasão alienígena naquele instante. 
 
Nove atores realizam uma performance cênico-audiovisual, enquanto, no filme, a cidade está paralisada pelo caos e pelas informações divulgadas pela mídia: raios inexplicáveis, meteoros, mortes, uma estranha movimentação no céu de Marte. A ideia é que o público e os atores presentes no auditório sintam-se acuados neste espaço – ainda seguro – onde podem apenas esperar pelas informações incompletas que chegam via rádio e via internet pelos atores em transmissões de diferentes locais da cidade. Somadas às caóticas transmissões dos atores ao vivo em seus celulares, a proposta é fazer uma mixagem de vídeos que traça um paralelo entre registros amadores de comuns na internet e a construção polifônica desta iminente invasão alienígena. 

Integra a programação uma palestra em parceria com a Casa Guilherme de Almeida. Mais informações em breve.
 
Sobre o grupo
O Teatro da Peste é um grupo que atua na cidade de São Paulo, com o foco na provocação de atritos criativos à partir da realidade urbana. O grupo começou seus trabalhos em 2011 e reúne membros de diversas áreas artísticas, como teatro, música, artes visuais e cinema.

Governo do Estado de SP