MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Cinematographo | Psicose

Sonorização ao vivo do filme “Psicose” no Auditório MIS. Entrada gratuita!

Data

24/04/2022

Horários

15h 

Ingresso

Gratuito Disponível on-line na plataforma INTI a partir do meio-dia de 15.04

Classificação: 14 anos

Inspirado na atmosfera das primeiras sessões de cinema, o Cinematographo é um programa do MIS que convida a cada edição uma banda ou músicos para realizar a sonorização ao vivo de filmes selecionados pela curadoria do Museu. 

Na edição de abril, o Cinematographo traz uma das produções mais marcantes da história do cinema mundial, “Psicose”, dirigida por Alfred Hitchcock. No mês em que o ator Anthony Perkins, eternizado como Norman Bates, completaria 90 anos de vida, o compositor Anselmo Mancini e seus convidados executam a trilha sonora do filme ao vivo, também como homenagem a um dos trabalhos musicais mais marcantes do cinema, criado por Bernand Herrmann.  

Sobre o filme
Psicose 

(dir. Alfred Hitchcock, EUA, 1960, 109 min, 14 anos)  

Marion Crane (Janet Leigh) é uma secretária que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida. Durante a fuga a carro, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega em um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates (Anthony Perkins), que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca. 

Sobre os músicos
Anselmo Mancini
(Sintetizadores)
Criador da plataforma Cine Concerto BR, pioneira desse segmento no Brasil. É doutor e mestre em Audiovisual e bacharel em Composição Musical pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2019, foi finalista do Cineconcerto Festival, realizado na Itália, onde conquistou o prêmio de 2º colocado. Em 2017, participou do San Francisco Dance Film Festival, nos EUA, como compositor e representante da videodança Vanitas, de Vinícius Cardoso. Em 2014, foi finalista do Transatlantyk Instant Composition Contest (competição de criação de trilha sonora em tempo real ao piano), onde recebeu o prêmio de 4º colocado e menção honrosa pela utilização de ritmo original. Realizado na Polônia, o festival é dirigido pelo compositor Jan A. P. Kaczmarek, e nesta edição contou com a participação de Jóhann Jóhannsson entre os jurados, ambos indicados ao Oscar de Trilha Sonora de 2005 e 2015, respectivamente. Além disso, já participou também do Montreux Jazz Festival 2006, na Suiça; International Gran Canaria Summer Festival of Choir Conductors 2009, Espanha; e, como diretor musical e compositor da companhia Teatro de Narradores, apresentou o espetáculo “Cidade Fim – Cidade Coro – Cidade Reverso”, na Frankfurt Book Fair 2013, realizada Alemanha.  

Mayra Pezzuti (Violino) 
Graduou-se em violino pelo Conservatório Riva del Garda (Itália), aperfeiçoou-se em performance instrumental pela Accademia di Pinerolo (Itália). Foi vencedora do prêmio da Accademia di Salò (Itália), participou como bolsista de importantes festivais nacionais e internacionais, tais como Festival de Campos do Jordão (Brasil) e Festival Accademia Chiagiana (Itália). Ao longo de seu percurso profissional, integrou diversos grupos e formações musicais, tais como Accademia del Teatro alla Scala (Itália), Orquestra do Conservatório de Lugano (Suíça), Academia da Orquestra Sinfônica da USP (Brasil), Orquestra Filarmônica de Goiás (Brasil) e Orquestra do Theatro Municipal de São Paulo (Brasil). Atualmente é integrante do grupo de tango Três Mundos e membro estável da Orquestra Sinfônica de Jundiaí. 

Priscila Beluchi (Viola)
Natural de São Paulo, iniciou seus estudos musicais aos 11 anos, e aos 18 iniciou seus estudos em viola, sob orientação do Prof. Herinque Muller, na Escola Municipal de Música. É bacharel em Viola pela Faculdade Mozarteum de São Paulo – FAMOSP. Participou de diversos festivais, como Festival de Inverno de Campos do Jordão, Festival Campos de Goytacazes e Festival de Cordas de Águas de Lindóia. Foi integrante de diversas orquestras, como Orquestra Jazz Sinfônica, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos, Orquestra Sinfônica de Santo André, Orquestra Filarmônica de São Caetano e Orquestra Jovem do Estado de SP. Atualmente, é integrante da Orquestra Sinfônica de Campinas como Solista II e participa de diversas gravações, shows e eventos. 

Gabriel Mira (Violino) 
Iniciou seus estudos aos 8 anos na igreja Congregação Cristã no Brasil. Aos 9 anos de idade foi aceito no liceu de artes de Taboão da Serra e em seguida foi aprovado em primeiro lugar na renomada Escola Municipal de Música de São Paulo. No ano de 2014, aos 15 anos foi aprovado no concurso da Orquestra Sinfônica Heliópolis, e logo em seguida aprovado em 1° lugar na classe de violino da UNESP.  

Leandro Tenorio (Violoncelo) 
Bacharel em violoncelo pela ECA – USP, é integrante do quarteto 4 de Paus. 

Governo do Estado de SP