Data
15/09/2013
Horários
16h
Ingresso
R$ 6 (inteira), R$ 3 (meia)
Ingressos à venda em breve
Com o objetivo de resgatar a atmosfera das primeiras sessões de cinema, o MIS promove o Cinematographo, que conta com projeção de filmes mudos sonorizados por músicos ao vivo. Aproveitando a exposição Estrelas Errantes – Memória do Teatro Iídiche no Brasil, o MIS exibe o filme O Golem (dir. Paul Wegener, Alemanha, 1920, 91 min, ficção, PB) acompanhado pelo grupo Azdi.
A banda, formada pelos músicos Tânia Grinberg (voz e kazoo), Dani Tauszig (acordeon e piano), Leo Padovani (violino), Itamar Pereira (contrabaixo) e Rafael Motta (percussão), executa, compõe e arranja músicas judaicas do Leste Europeu e Espanha, cantadas em diversas línguas, como ídiche, ladino, português, russo, procurando sempre manter diálogo com ritmos e sonoridades brasileiras.
Sobre o filme
Ambientado em Praga, século XVI, onde uma pequena vila de judeus é posta em cheque pelo kaiser. Para defender a cidade, o velho cientista Rabbi Lowe se volta aos antigos recursos alquimistas para criar o Golem, um ser de cera de enorme porte e força. À princípio, a criatura apenas obedece seu mestre, mas, à medida em que o tempo passa, ele passa a ter consciência da própria existência, e decide tomar os rumos de suas ações.
