Horários
16h
Classificação livre
Ingresso
R$4 (inteira), R$2 (meia).
Ingressos à venda na Recepção MIS (terças a sextas, das 12h às 21h30h; sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h30) e no site www.ingressorapido.com.br
Itália e França se unem no Cinematographo de agosto com apresentações de filmes clássicos do cinema silencioso provenientes desses países. A seleção, feita especialmente para este programa do MIS, foi realizada pelo músico e compositor Lívio Tragtenberg que sonorizará os filmes, ao vivo, por meio de composições de sua autoria, no Auditório MIS, domingo, 12, às 16h.
Com o objetivo de resgatar a atmosfera das primeiras sessões de cinema, o Cinematografo é um programa mensal, promovido pelo MIS, Instituição da Secretaria da Cultura, que conta com projeção de filmes mudos sonorizados por músicos ao vivo. A programação de agosto traz os filmes A Lenda do Templo do Caranguejo, de Hakuzan Kimura; Cavalheiro das Neves; O Livro Mágico e O Maravilhoso Leque Vivo, de Georges Méliès; e Un matrimonio interplanetario, de Enrico Novelli.
Durante o evento, Lívio Tragtenberg utilizará piano, clarinete baixo e efeitos sonoros clássicos desenvolvidos especialmente para essa seleção de comédias clássicas internacionais. Além de de compositor, Tragtenberg é escritor, produtor musical e diretor de espetáculos multimídia e foi curador musical da Jornada Brasileira de Cinema Silencioso da Cinemateca Brasileira.
Recentemente criou a Orquestra de Músicos das Ruas de São Paulo, cujo CD Neuropolis foi lançado pelo Selo SESC. Também criou a Nervous City Orchestra em Miami; a Berlinstrassemusiker Orchester, em Berlim; e a Orquestra Mediterrânea. Compõe para cinema, vídeo, teatro, dança e cria instalações sonoras. E é autor dos livros O Oficio do Compositor Hoje, Música de Cena e CONTRAPONTO.
Confira a sinopses dos filmes:
A Lenda do Templo do Caranguejo [Hakuzan Kimura, 1924]
Na animação de silhuetas japonesa de Fukada Uchida, uma jovem fervorosa constrói um templo budista para venerar os caranguejos que a salvaram de uma serpente, que havia assumido aparência humana.
O Livro Mágico [Georges Méliès, 1900]
As gravuras em tamanho real de um imenso livro ganham vida, uma após a outra, fazendo emergir de suas páginas os personagens clássicos das farsas italianas: Pierrot, Arlequim, Pulcinella, Colombina e Cassandra.
O Cavaleiro das Neves [Georges Méliès, 1912]
Um pretendente rejeitado, ajudado pelo diabo – a quem vendeu sua alma –, rapta a princesa com quem queria se casar e a mantém prisioneira. O Cavaleiro das Neves parte em seu resgate.
Maravilhoso Leque Vivo [Georges Méliès, 1904]
O rei da França recebe de presente um leque maravilhoso, ilustrado com figuras femininas que ganham vida.
Um Matrimônio Interplanetario [Enrico Novelli, 1910]
Um jovem astrônomo estuda as estrelas usando seu telescópio. Ele vê a paisagem lunar e um maravilhoso palácio onde uma jovem observa o céu tão atentamente quanto ele. A jovem alienígena o vê: o amor à primeira vista.