Data
09/08/2008
As mesmas imagens expostas em City Cookie — três ampliações fotográficas, de 120 cm X 120 cm, que retratam pedaços de céu de grandes centros urbanos internacionais, recortados e confinados por ângulos de edifícios — servem de formato para a confecção de biscoitos que os performers assam em fornos instalados no local e servem ao público ainda quentes.
Os artistas propõem, deste modo, uma maneira diferente de “experimentar” a cidade. Após a performance e durante todo o período da exposição Lights Out, uma máquina de venda automática (vending machine) expõe os biscoitos. Quem quiser experimentá-los precisará dar algo em troca, subvertendo assim o conceito de aquisição de obra de arte. A moeda usada é a percepção de cada um sobre a cidade: um desenho, um texto ou uma palavra.
Apresentado pela primeira vez no Brasil, o premiado trabalho City Cookie, dos chineses Sara Chi-Hang Wong e Leung Chi-Wo, já passou pelas cidades de Nova York, Toronto, Xangai, Oslo, Veneza (quando representou Hong Kong na Bienal de Veneza de 2001.