Especial Esquenta de Halloween
Clube do Filme do Livro
30.10
QUI
19H
Data
30.10
Horário
19h
Ingresso
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria física do MIS)
Local
Auditório MIS (172 lugares)
Classificação
14 anos
Clube do Filme do Livro é um programa mensal do MIS que reúne cinema e literatura. A cada mês, um convidado elege um filme baseado em um livro, e o Museu exibe a produção, seguida de um bate-papo. A ideia é tratar do filme sob a ótica da adaptação, sobretudo a partir de impressões, reflexões e abordagens do convidado de cada edição.
Em outubro, o programa realiza uma sessão extra de “esquenta” para o Halloween, em parceria com o Cineclube Phenomena, exibindo o filme “Drácula de Bram Stoker”, de 1992, dirigido por Francis Ford Coppola. O convidado da edição é o escritor André Vianco, especialista no gênero de terror literário.
Sobre o filme
Drácula de Bram Stoker
(Bram Stoker’s Dracula, dir. Francis Ford Coppola, EUA, 1992, 128 min., 14 anos, digital)
O conde Drácula, após perder sua esposa no século 15, amaldiçoa Deus e se torna um vampiro imortal. Séculos depois, em Londres, ele se apaixona por Mina Murray, noiva do jovem advogado Jonathan Harker, ao reconhecê-la como a reencarnação de sua amada perdida. Entre sedução, terror e batalhas contra o mal, a trama combina horror gótico com um drama de amor trágico, realçando a figura de Drácula como um anti-herói apaixonado.
Sobre o livro
Drácula
(Bram Stoker, Archibald Constable and Company, 1897)
O romance de terror gótico foi escrito pelo irlandês Bram Stoker. O livro apresenta uma narrativa epistolar, onde os fatos são tratados por meio de correspondências, matérias de jornais e páginas de diários. O livro é uma das peças mais populares do ramo literário, responsável por criar personagens que se solidificaram na cultura popular, além de inspirar diversos filmes, séries e espetáculos de teatro.
Sobre o convidado
André Vianco é um dos autores mais populares da literatura fantástica brasileira, conhecido por ambientar histórias de vampiros e terror no país. Ficou famoso com “Os sete” (1999), lançado de forma independente e que até hoje já ultrapassou 260 mil exemplares vendidos. No conjunto de sua carreira, seus livros superam a marca de 1 milhão de cópias vendidas. Vianco consolidou-se como best-seller e referência no gênero, com séries como “O turno da noite”, “O vampiro-rei” e títulos como “Bento”, além de experiências em roteiros para TV e cinema.
