MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Perfume – a história de um assassino

Clube do Filme do Livro

Data

28.03

Horário

19h

Ingressos

Gratuito
(retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS) 

Local

Auditório MIS (172 lugares)

Classificação: 14 anos 

Clube do Filme do Livro é o novo programa sistêmico do MIS, que reúne cinema e literatura. A cada mês, um convidado elege um filme, baseado em um livro, e o museu exibe a produção, seguida de um bate-papo. A ideia é tratar do filme sob a ótica da adaptação, sobretudo a partir de impressões, reflexões e abordagens do convidado de cada edição. O público poderá participar com perguntas e comentários ao longo da conversa. 

A primeira edição do programa traz o filme “Perfume – a história de um assassino”, dirigido por Tom Tykwer (2006), adaptação do livro “Perfume” (1985), de Patrick Süskind (1985). A convidada do mês é a booktuber Isabella Lubrano

Sobre o filme 

Perfume – a história de um assassino  

(dir. Tom Tykwer, 2006, 147 min, Alemanha/França/Espanha) 

O filme se passa na França do século XVIII e gira em torno de Jean-Baptiste Grenouille, um jovem com olfato extraordinário, que fica obcecado por capturar os mais puros e divinos cheiros humanos. Ele nasceu em circunstâncias misteriosas em um ambiente hostil, descobrindo desde cedo sua habilidade única de identificar e criar os mais incríveis perfumes. Entretanto, sua busca pelo aroma perfeito o leva a extremos perturbadores, como assassinatos de jovens mulheres. 

Sobre o livro 

O perfume: história de um assassino  

(Patrick Süskind, Alemanha, 1985) 

O romance acompanha Jean-Baptiste Grenouille, dotado de um olfato extraordinário e obcecado em criar o perfume perfeito. Lançado em 1985, o livro foi amplamente aclamado e traduzido para diversos idiomas, alcançando repercussão mundial. Além da adaptação para o cinema em 2006, a obra também teve uma adaptação para o teatro, e inspirou a canção “Scentless apprentice”, do álbum “In utero”, da banda Nirvana. Kurt Cobain, vocalista e guitarrista da banda, indicava o livro como seu favorito. 

Sobre a convidada 

Isabella Lubrano é formada em Jornalismo pela Cásper Líbero e em Direito pela USP. Trabalhou em emissoras de TV de São Paulo como produtora, apresentadora e repórter. Desde 2014, comanda o projeto “Ler Antes de Morrer”, o maior canal sobre literatura no YouTube brasileiro. Foi finalista do Prêmio Jabuti na categoria “Fomento à Leitura” por dois anos consecutivos, 2018 e 2019. Atualmente, também é colunista literária do programa “Entrelinhas”, da TV Cultura. 

Governo do Estado de SP