MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Conexão USP-Kinoforum | Vânia Debs: Uma Mulher de Cinema

A primeira mesa homenageia Vânia Debs (1950-2021), responsável pela montagem de inúmeros curtas-metragens e longas.

Data

21/08/2021

Horários

15h

Ingresso

Gratuito – online

Com interpretação em Libras

Com um total de 200 filmes representando 39 países, além de uma programação variada, a 32ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum acontece de 19 a 29 de agosto, de forma on-line e gratuita, disponível em todo o território brasileiro. 

O MIS apresenta em seu canal no YouTube o Conexão USP-Kinoforum, série de três mesas com convidados especiais. A primeira delas homenageia Vânia Debs (1950-2021), responsável pela montagem de inúmeros curtas-metragens e longas como “Baile Perfumado”, “FilmeFobia”, “Nome Próprio” e “Alvorada”, e professora do curso de Audiovisual da USP que formou várias gerações de cineastas e montadores. Esta mesa conta com as participações da montadora Idê Lacreta e dos cineastas Paulo Caldas e Vera Egito, e é apresentada pelo professor da ECA-USP Eduardo Santos Mendes. 

*com interpretação em Libras 

Sobre o Conexão USP-Kinoforum 

Série de três mesas que compõem o seminário internacional organizado pelo segundo ano consecutivo em uma parceria entre o Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), a Associação Cultural Kinoforum e o Museu da Imagem e do Som de (MIS) de São Paulo. A iniciativa tem curadoria de Almir Almas (USP), Esther Hamburger (USP, SCEDI/CILECT) e Eduardo Santos Mendes (USP, CIBA/CILECT).  

Sobre o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum 

O evento é considerado um dos maiores e mais tradicionais festivais dedicados ao formato do curta-metragem no mundo. O festival é organizado pela Associação Cultural Kinoforum e tem direção da produtora cultural Zita Carvalhosa. Segundo ela, o festival este ano “comprova o vigor da produção no formato curta-metragem: mesmo em plena pandemia, recebemos 2.800 inscrições, sendo 600 só de obras brasileiras. O desafio foi montar uma programação com diferentes recortes de tempo e lugares, de vozes e territórios, para todas as idades e gostos. Acima de tudo, o objetivo foi o de criar um evento que celebre a criatividade e a vida”. 

Todos os filmes e encontros podem ser acessados pelo endereço www.kinoforum.org

Governo do Estado de SP