MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Conversa com artista e curador | As primeiras vezes que fui a Vênus

O curador Daniel Salum propõe uma conversa sobre todo o processo de curadoria para a exposição “As primeiras vezes que fui a Vênus”, de Victor Galvão

Data

12/02/2023

Horários

15h

Ingresso

Gratuito

O curador Daniel Salum propõe uma conversa sobre todo o processo de curadoria para a exposição “As primeiras vezes que fui a Vênus”, de Victor Galvão, selecionada no edital do Nova Fotografia 2022. Nesse encontro entre artista e curador, o público terá a oportunidade de entrar em um bate-papo sobre todo o processo criativo, da inscrição na convocatória à exposição finalizada, com direito a curiosidades sobre toda a etapa produtiva. 

Sobre o artista
Victor Galvão
nasceu em Belo Horizonte em 1994. Vive e trabalha em São Paulo, é artista visual e trabalha com deslocamentos históricos de imagens. Entre a galeria, a sala de cinema e a composição musical, o principal interesse de seus projetos é pelo tempo, entendido tanto como dinamismo político-social e como fenômeno entrópico. Suas pesquisas se estruturam principalmente pela linguagem escrita, em intercessões narrativas entre o existencialismo e a literatura distópica. Cenas de paisagens urbanas e industriais, as marcas da ideologia do progresso e as heranças de um projeto decadente de modernidade são recorrentes em seus projetos, que utilizam de diferentes materialidades da imagem fotográfica, entre processos químicos, vídeo analógico e imagem digital. 

Sobre o curador
Daniel Salum
é professor, pesquisador e curador independente. Vem se dedicando ao ensino da fotografia há 18 anos em diversas instituições, como o Museu de Arte Moderna de SP, Panamericana Escola de Arte e Design, Museu da Imagem e do Som, Sesc SP, Centro Cultural São Paulo e Universidade Paulista. Coordena também grupos de estudos voltados à orientação e desenvolvimento de projetos fotográficos de caráter autoral, processos curatoriais e expografias. Seu foco de estudo e ensino é voltado à compreensão e desenvolvimento da linguagem fotográfica como expressão e seus processos de construção e criação. Há mais de dez anos se dedica ao estudo e pesquisa sobre fotografia japonesa, com ênfase no período iniciado no pós-guerra até os dias atuais. No ano de 2020, foi contemplado com a bolsa de pesquisa da Japan Foundation/Ishibashi Foundation para aprofundar sua pesquisa em Tóquio. Realiza periodicamente cursos e palestras sobre o tema em várias instituições. 

Governo do Estado de SP