MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Dança no MIS | Alavancas e dobradiças

O projeto Dança no MIS apresenta no mês de agosto a performance Alavancas e dobradiças, com a bailarina Célia Gouvêa.

Data

06/08/2016

Horários

19h

O projeto Dança no MIS apresenta no mês de agosto a performance Alavancas e dobradiças, com a bailarina Célia Gouvêa. 

A apresentação questiona a proliferação atual dos relatos pessoais cênicos ao mesmo tempo em que promove reflexões a partir da pergunta "o que é a dança para você?", além de apresentar um combinado de extratos coreográficos de Célia Gouvêa, que atua nesta peça de dança.

Em Alavancas e dobradiças, a artista lança reflexões e apresenta trechos de coreografias de décadas passadas como C-E-C-I-L-I-A (2001), Assim seja? (1984), Festarola (1988), Romance de Dona Mariana (1989) e Parasha (1998). Em extratos, conta momentos pessoais que viveu quando da criação e circulação das obras e cita filósofos, mestres e parceiros de cena, tudo ao som do 2º movimento do Concerto para Violino e Orquestra, de Philip Glass. a data também acontece o lançamento do DVD contendo registro em vídeo da Técnica de Dança Célia Gouvêa.
 
Sobre o projeto
Dança no MIS é um programa mensal do Museu, com curadoria de Natalia Mallo. A atração inclui programação site-specific, em que coreógrafos são convidados a escolher uma área do Museu para compor um trabalho em dança bem como a ocupação do Auditório MIS com espetáculos de repertório e novas criações.

Sobre Célia Gouvêa
A bailarina Célia Gouvêa nasceu em Campinas (SP) e é um dos grandes nomes da dança paulista. É doutoranda no Programa de Pós Graduação da ECA/USP e graduada em licenciatura pelo curso de Filosofia da Faculdade de São Bento (2012). Formada pelo MUDRA, de Maurice Béjart, em Bruxelas (Bélgica), voltado à interação entre as várias linguagens artísticas (1970-1973). Foi co-fundadora do Grupo CHANDRA (Teatro de Pesquisa de Bruxelas). Em 1974, iniciou no Teatro de Dança Galpão, em parceria com Maurice Vaneau, um movimento renovador da dança, através de uma perspectiva multidisciplinar, com o espetáculo Caminhada. Foi artista em residência na Universidade de Illinois, em Champaign-Urbana (1977). É doutoranda no Programa de Pós Graduação da ECA/USP.

 

Governo do Estado de SP