MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Dança no MIS | Marc Brew

A edição de junho do projeto Dança no MIS recebe a apresentação do bailarino e coreógrafo inglês Marc Brew. O artista participa de uma série de ações no Museu incluindo a performance Remember When.

Data

27/06/2015

Horários

19h Remember When (performance de Marc Brew) 19h30 Abertura de processo (Gisele Calazans e Marc Brew) 20h Bate-papo com a platéia

A edição de junho do projeto Dança no MIS recebe a apresentação do bailarino e coreógrafo inglês Marc Brew. O artista participa de uma série de ações no Museu incluindo a performance Remember When.

O projeto mensal, com curadoria de Natalia Mallo, convida coreógrafos a escolher uma área do Museu para compor um trabalho site-specific em dança e performances que integram a linguagem audiovisual às pesquisas de movimento e composição coreográfica. Nesta edição, o Dança no MIS, amplia seu campo de ação à criação de projetos de intercâmbio, através de processos criativos reunindo artistas de diferentes linguagens (e neste caso, de diferentes países). A residência terá horários abertos à visitação, em que o público será convidado a produzir registros (críticos, poéticos ou documentais) do processo criativo entre os artistas.

Marc Brew vem ao Brasil dentro da plataforma Unlimited do programa British Council Transform, que fomenta o intercâmbio entre artistas do Brasil e do Reino Unido.  Esta é a segunda vez no artista no Brasil, que já se apresentou no Rio de Janeiro em 2013, dentro da mesma plataforma. Um dos principais objetivos do Unlimited é promover uma mudança de percepção e atitude em relação ao artista com deficiência através de espetáculos que demonstram a excelência artística em primeiro plano.
 
Sobre os artistas
Marc Brew é um artista singular, com atuação importante no Reino Unido e uma carreira internacional consolidada. Formou-se no Victorian College of the Arts e no Australian Ballet School. Atua como coreógrafo, performer, professor e palestrante. Tem longa experiência realizando colaborações com companhias como o Australian Ballet Company, State Theater (Africa do Sul) e Infinity Dance (New York). Colaborou com a cerimônia de abertura das Olimpiadas de Beijing e no encerramento da Paralimpíadas em Londres. Em 2009 foi diretor associado do Scottish Dance Theater (principal companhia de dança contemporânea da Escócia).
 
Gisele Calazans tem formação na Faculdade de Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UNB) e na Universidade Anhembi Morumbi. É também bailarina, coreógrafa e professora de contato-improvisação. É intérprete-criadora da companhia paulistana Nova Dança 4 (Prêmios  Governador do Estado de SP, BRAVO! e APCA 2002 e 2007). Atuante em diversas linguagens, Gisele já participou em filmes (como Super Nada, de Rubens Rewald) e peças de teatro (como Felpo Filva, dirigida por Claudia Missura). Atualmente circula com o espetáculo de dança-teatro Ladies, inspirado nas personagens Ofélia e Lady Macbeth, com direção de Cristiane Paoli Quito.
 
O intuito do projeto de intercâmbio é criar um ambiente e um contexto para que dois coreógrafos, Marc Brew (Reino Unido) e Gisele Calazans (Brasil) possam realizar uma criação juntos. Marc e Gisele tem formações e trajetórias diferentes e complementares, trata-se de criadores singulares, com carreiras estabelecidas em seus países. Compartilham o fato de realizarem trabalhos que combinam risco e excelência, criando espetáculos e performances que provocam e sensibilizam o espectador, promovendo situações e espaços não convencionais para a dança e utilizando interfaces audiovisuais em suas obras.
                      
Sobre o Unlimited
Criado para a Olimpíada Cultural de Londres 2012, o Unlimited foi um projeto realizado em parceria pelo comitê dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Londres 2012, Arts Council England, Creative Scotland, Arts Council of Wales, Arts Council of Northern Ireland e o British Council. O British Council trouxe o Unlimited ao Brasil em 2013, como parte do programa de Artes, Transform.  A sua primeira edição aconteceu em abril de 2013, com a realização do Unlimited: Arte Sem Limites no Rio de Janeiro, em parceria com o Sesc. No mesmo ano, foi realizada uma programação em São Paulo dentro da Mostra +Sentidos. Desde então, outras atividades envolvendo performances, workshops, consultorias e treinamento têm se desenvolvido no país.
 
Sobre o British Council
O British Council é a organização internacional do Reino Unido para oportunidades educacionais e relações culturais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços através do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. Atua em cinco áreas: Educação, Língua Inglesa, Artes, Esportes e Exames. A organização está presente em mais de 100 países, com parceiros como os governos em diversas instâncias, organizações não governamentais e iniciativa privada. No Brasil, tem escritórios em Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. www.britishcouncil.org.br

 

Governo do Estado de SP