MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Dança no MIS | Mariana Muniz

 A edição de agosto do projeto Dança no MIS traz a bailarina e atriz Mariana Muniz, que deslocará para o MIS, sua mais recente criação 2Mundos, um projeto de dança-teatro que propõe um diálogo entre a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), o silêncio e as intersecções entre movimento e palavra.
 
 

Data

18/08/2012

Horários

18h (sessão de filmes), 19h (apresentação)

Dança no MIS é uma programação gratuita, em que coreógrafos são convidados a escolher uma área do Museu para compor um trabalho site-specific em dança. Antes de cada apresentação, também será exibida uma seleção de filmes de video-dança. Em agosto, serão projetados no Auditório LABMis os filmes de videodança “Cabeça de Orfeu”, de Jorge Garcia;  “Fevereiro” e “Abril” do grupo Silenciosas + G’Taime; e “D.R.”, de Estela Lapponi.

O foco de Dança no MIS é levar à Instituição artistas que transitem por diferentes linguagens, se interessem por descobrir interfaces tecnológicas para seus trabalhos, dialoguem com a matriz cultural do Museu, discutam a ocupação artística do espaço público e estejam disponíveis para trabalhar fora dos padrões de espetáculo e das noções habituais que separam artista e plateia, para assim, poder também discutir a inserção da arte na vida cotidiana na cidade.
 
“Com este projeto, a dança contemporânea ganha um novo espaço na cidade e uma oportunidade valiosa de ampliar seu público e suas possibilidades de pesquisa artística”, ressalta a curadora Natalia Mallo, convidada pelo MIS para cuidar da programação.
 
Artista argentina radicada no Brasil, Natalia vem atuando há 15 anos em diversas áreas culturais, tendo iniciado sua carreira na música e, posteriormente, ampliado sua produção por meio de intensas colaborações com coreógrafos e companhias de dança. Realiza trilhas sonoras e participa da concepção e realização de instalações, espetáculos e performances, além disso, têm colaborado em projetos de vídeo-arte, filmes de curta e longa metragem, concepção de performances em espaço público e instalações multimídia.
 
Confira a programação do Dança no MIS em agosto:
 
18h – Exibição de filmes de video-dança
 
Cabeça de Orfeu (2011) 19’
Roteiro e Direção: Jorge Garcia
Com Alexandre Magno, Amanda Raimundo, Natália Mendonça, Natasha Vergílo, Patrícia Bergantin, Martina Sarantopoulos, Cristiano Bacelar e Edson Fernandes.
 
D.R. (2009) 2’20”
Direção: Estela Lapponi
Com Alfredo Toné e Renata Casimiro
 
“Fevereiro” (2012) 2’53” 
Direção: Diogo Granato e Vinicius Soares
Com Silenciosas + G’Taime
 
“Abril” (2012) 5’49”
Direção: Diogo Granato e Otávio Dantas
Com Silenciosas + G’Taime
 
“Speranza” (2009) 5’13”
Direção: Osmar Zampieri
De Jose Possi Neto e Mariana Muniz.
Com Mariana Muniz
 
19h Performance site-specific
Mariana Muniz apresenta 2Mundos
A dançarina pernambucana Mariana Muniz, formou-se pela Escola de Danças Clássicas do Teatro Municipal no Rio de Janeiro, e desde 1974, dedica-se ao trabalho com a dança contemporânea: integrou o Grupo Experimental do Balé da Cidade de São Paulo, criado por Klauss Vianna; dançou no Grupo Coringa, de Graciela Figueroa; estudou em Nova York nas escolas de Martha Graham, Merce Cunningham e Jennifer Muller; e também, na França na Sorbonne com Annick Maucouvert e em um estágio na Cia. de Maguy Marin. É formada em Eutonia e realiza trabalhos no teatro como atriz, coreógrafa e preparadora corporal.
 
Sobre Site-Specific
Os trabalhos artísticos denominados Site-Specific podem ser definidos como aqueles em que a obra é criada para um local específico, cujas características e singularidade detona o processo criativo e resulta num diálogo com diversos aspectos daquele espaço (topografia, arquitetura, iluminação, discurso, aspectos sociais, culturais, ambientais, etc). Esta denominação é muito discutida nos dias de hoje, e a prática já gerou diversos desdobramentos (site-generic, site-generated, entre outros). No projeto Dança no MIS, o artista convidado poderá tanto criar um obra inédita como deslocar uma peça do seu repertório para o Museu, realizando uma releitura da mesma num novo contexto.
 
Sobre a curadora
Natalia Mallo se formou em música pelo Conservatório Nacional de Bellas Artes, em Buenos Aires e cursou Ciências da Comunicação na UBA (Universidad de Buenos Aires). No Brasil, realizou diversos cursos nas áreas de composição, harmonia, canto, instrumentos, engenharia de som e novas mídias. É cantora, compositora, instrumentista e produtora musical. Tem produzido e lançado discos com diversos projetos (Trash Pour 4, gatoNegro, Sinamantes e trabalho solo), com os quais tem se apresentado em turnês no Brasil, Estados Unidos, Europa e Japão. Simultaneamente participa intensamente em projetos de artes cênicas, sobretudo dança contemporânea, compondo e executando trilhas sonoras originais gravadas e ao-vivo e também dirigindo e colaborando na concepção de espetáculos e performances. Também realiza trilhas sonoras para teatro, cinema, animação e desenho animado; e produz os albuns de outros artistas. Teve suas composições gravadas por diversos artistas e fazendo parte em seriados de TV, filmes e peças de teatro e dança. Atualmente pesquisa a intersecção de linguagens através da concepção de instalações e performances de live art. Também realiza projetos de áudio arte e tem participado em programas internacionais de residência artística. 
 
Governo do Estado de SP