MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Dia do Quadrinho Nacional | Angelo Agostini

O MIS realiza um bate-papo sobre os 150 anos do personagem Nhô Quim.

Data

30/01/2019

Horários

Quarta, às 20h

Ingresso

Gratuito | Retirada 1h antes na recepção

Compartilhe suas fotos com a hashtag #mis_sp

Como parte da programação paralela da exposição Quadrinhos e em homenagem ao Dia do Quadrinho Nacional, o MIS realiza um bate-papo sobre os 150 anos do personagem Nhô Quim, de Angelo Agostini, no dia 30 de janeiro, às 20h.

Participam do bate-papo o curador da exposição Ivan Freitas da Costa, os pesquisadores e jornalistas Franco de Rosa e Nobu Chinen e Worney Almeida de Souza responsável pelo Prêmio Angelo Agostini por quase 30 anos.

Os ingressos podem ser retirados 1h antes na recepção do Museu.

SOBRE ANGELO AGOSTINI
Patrono dos quadrinhos brasileiros, Angelo Agostini (1843-1910) nasceu na Itália e, após estudar artes em Paris, mudou-se para o Brasil, onde desenvolveu uma prolífica carreira de ilustrador, chargista e jornalista. Em São Paulo, fundou a publicação satírica O Cabrião e, no Rio de Janeiro, a Revista Illustrada. Antimonarquista ferrenho, usou de seu talento para criticar o governo de D. Pedro II e a escravidão. Em 30 de janeiro de 1869, estreou a série "Nhô Quim", no jornal Vida Fluminense, considerada a primeira publicação regular em quadrinhos do Brasil. Também criou a série "Zé Caipora", graficamente muito bem elaborada, e colaborou com diversas publicações, entre elas, "O Tico-Tico", primeira revista em quadrinhos brasileira, lançada em 1905. Em homenagem a Agostini, na data de 30 de janeiro, é comemorado o Dia do Quadrinho Nacional.

Governo do Estado de SP