MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Dois papas + Bate-papo com Fernando Meirelles

O MIS recebe o diretor para debater sobre o filme indicado ao Oscar.

Data

07/02/2020

Horários

Sexta, às 19h

Ingresso

Ingressos esgotados!

Classificação indicativa: 12 anos

Ingressos esgotados!

Entrando no clima das grandes premiações internacionais de cinema, o MIS – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo -, em parceria com a Diretoria de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBPSP), promove uma sessão especial de Dois papas (dir. Fernando Meirelles, 2019, 125 min), no dia 7 de fevereiro, às 19h. Os ingressos, de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), podem ser adquiridos a partir de sábado, dia 1 de fevereiro.

Após a exibição do filme, indicado ao Oscar 2020 em três categorias (melhor roteiro adaptado, melhor ator – Jonathan Pryce – e melhor ator coadjuvante – Anthony Hopkins), o diretor Fernando Meirelles sobe ao palco para um bate-papo especial com a psicanalista Dora Tognolli, mediado pela diretora de Cultura e Comunidade da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Luciana Saddi. Os convidados debaterão com o público a história apresentada no longa, que trata do recente episódio que levou à renúncia do Papa Bento VXI e das tramas que culminaram na eleição do Papa Francisco I.

"Embora Dois Papas retrate essa curiosa história recente, o filme vai muito além dos fatos históricos e das intrigas palacianas ao colocar os dois personagens principais num movimento de avaliação das escolhas que fizeram ao longo da vida", comenta Luciana Saddi. "Nos comoventes diálogos entre esses anciões, sobressai a franqueza, transparência e pesar. Dois Papas aponta para os homens históricos, para a responsabilidade pessoal, para a culpa e arrependimento. Observamos a dor como consequência dos erros, entendemos a reparação como forma de alívio para a culpa e a aprendizagem, quando possível, como consolo diante das dificuldades apresentadas pela vida.  A espiritualidade não é o ponto central da trama; no entanto, a forma como cada um entende Deus e a Igreja também está presente no filme".

Sobre o filme

Buenos Aires, 2012. O cardeal argentino Jorge Bergoglio (Jonathan Pryce) está decidido a pedir sua aposentadoria, devido a divergências sobre a forma como o papa Bento XVI (Anthony Hopkins) tem conduzido a Igreja. Com a passagem já comprada para Roma, ele é surpreendido com o convite do próprio papa para visitá-lo. Ao chegar, eles iniciam uma longa conversa onde debatem não só os rumos do catolicismo, mas também afeições e peculiaridades da personalidade de cada um.

Sobre o diretor

Fernando Ferreira Meirelles é um cineasta, ativista, produtor e roteirista brasileiro. Seu primeiro filme sucesso internacional foi Cidade de Deus, lançado em 2002. Por seu trabalho no longa, acabou sendo nomeado ao Oscar de melhor diretor. Em 2015, tornou-se supervisor artístico da Globo Filmes, atuando e supervisionado séries e telefilmes produzidas para co-produção e exibição pela Rede Globo, em substituição ao diretor e ator Daniel Filho, que deixou a emissora. Seu mais recente sucesso como diretor, Dois Papas (2019), foi indicado a diversos prêmios internacionais, incluindo Globo de Ouro este ano, em janeiro. Já o Oscar 2020 acontece no dia 9 de fevereiro e pode premiar o longa em três categorias (melhor roteiro adaptado, melhor ator – Jonathan Pryce – e melhor ator coadjuvante – Anthony Hopkins).

Sobre a debatedora

Dora Tognolli é psicanalista. Membro efetivo e docente da SBPSP. Mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da USP.

Governo do Estado de SP