MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Em Casa | #CineCiência | Brincando nos campos do senhor

O #CineCiência traz o clássico de Hector Babenco, de 1991, Brincando nos campos do Senhor. 

Data

18/07/2023

Horários

20h

Ingresso

Gratuito

Ao vivo no canal do MIS no YouTube 

Em tempos da polêmica sobre a demarcação das terras indígenas no Brasil, o #CineCiência traz o clássico de Hector Babenco, de 1991, Brincando nos campos do Senhor.  Participam do debate o escritor indígena Kaká Werá e o ambientalista João Paulo Capobianco, mediado pelo coordenador do projeto, José Luiz Goldfarb.   

Ao vivo no canal do MIS no YouTube 

Sobre o filme: 

Brincando nos campos do senhor 
(dir. Hector Babenco, EUA, 1991, 189 minutos, 16 anos, disponível no YouTube) 
Família de protestantes norte-americanos mergulha na floresta amazônica brasileira para catequisar indígenas, porém as relações entre brancos e povos nativos vai se tornando cada vez mais instável com a chegada de um descendente dos indígenas americanos. 

Sobre os convidados: 

Kaká Werá Escritor, ambientalista e conferencista indígena brasileiro do povo tapuia. É fundador do Instituto Arapoty, empreendedor social da rede Ashoka de Empreendedores Sociais e conselheiro da Bovespa Social & Ambiental. Leciona, desde 1998, na Universidade Holística Internacional da Paz (Unipaz) e na Fundação Peirópolis. Já fez conferências sobre respeito à diversidade cultural no Reino Unido, Estados Unidos, Israel, Índia, México e França. 

João Paulo Capobianco é Biólogo e ambientalista, especialista em Educação Ambiental (UnB) e doutor em Ciências (USP). Fundou e dirigiu várias ONGs como a SOS Mata Atlântica, Instituto Socioambiental e Instituto Democracia e Sustentabilidade. Foi Secretário de Biodiversidade e Florestas e Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente entre 2003 e 2008. Ganhador do prêmio Jabuti em 2003 com o livro Biodiversidade na Amazônia. Em 2021 publicou “Amazônia uma década de esperança” (Ed. Estação Liberdade). Atualmente é Secretário Executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima 

Sobre o mediador: 

José Luiz Goldfarb possui graduação em física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em filosofia e história da ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em história da ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC SP. É ainda conselheiro Museu Judaico de São Paulo e membro Honorário da Academia Paulista de Educação.

Governo do Estado de SP