MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Em Casa | #CineCiência | Uma viagem extraordinária

Marimélia Porcionatto, biomédica e historiadora da ciência, e Francisco Tupy, professor de Letramento Digital, participam de um debate à luz da ciência mediado por José Luiz Goldfarb.

Data

19/07/2022

Horários

20h

Ingresso

Gratuito on-line

Com interpretação em Libras

Após o sucesso do #CineCiência de junho debatendo o tema da educação, a programação de julho segue na temática com o filme “Uma viagem extraordinária” abordando o tema dos alunos superdotados e o ensino das ciências. Participam do debate: a biomédica e historiadora da ciência, Marimélia Porcionatto e Francisco Tupy, professor de Letramento Digital, mediados pelo coordenador do projeto, José Luiz Goldfarb

Assista no canal do MIS no YouTube

Sobre o filme
Uma viagem extraordinária 

Lextravagant voyage du jeune et prodigieux T.S. Spivet 
(dir. Jean-Pierre Jeunet, Austrália/Canadá/França, 2013, 105 min, 10 anos) 
Aos dez anos de idade, T.S. Spivet é um garoto superinteligente que é apaixonado por cartografia. Ele ganha um prêmio cietnítifico prestigioso e por isso decide abandonar sua família no estado de Montana e atravessar sozinho os Estados Unidos até chegar em Washigton. O problema é que o júri do prestigiado prêmio científico não sabe que o vencedor ainda é uma criança. 

Sobre os debatedores
Marimélia Porcionatto
é biomédica formada pela Escola Paulista de Medicina, com mestrado e doutorado em Biologia Molecular pela UNIFESP, mestrado em História da Ciência pela PUC-SP e pós-doutorado na Harvard Medical School. É professora da Escola Paulista de Medicina e coordenadora do Programa de PG em Biologia Molecular. Estuda lesões e degeneração do sistema nervoso central e bioengenharia tecidual aplicada ao sistema nervoso central. 

Francisco Tupy é doutor em Cinema pela ECA-USP. Curso de educação e inovação pela UCSB da Califórnia e Krishnamurti Foundation of America. Professor de Letramento Digital no Colégio Visconde de Porto Seguro. Palestrante Internacional e Game Designer. Em 2018 foi indicado à Medalha Darcy Ribeiro de Educação. Bicampeão no evento “Educator Exchange”:  2015 (Seattle) e 2016 (Hungria). Responsável Pedagógico pelo projeto #HistoryBlocks presente em mais de 100 países (UNESCO/ Agência África Brasil). 

Sobre o mediador
José Luiz Goldfarb
possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1978), mestrado em Filosofia e História da Ciência – McGillUniversity, Canadá (1980) e doutorado em História da Ciência pela Universidade de São Paulo (1992). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, vice-coordenador do Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Ciência para o Biênio 2018/2019 e presidente da Cátedra de Cultura Judaica da PUC SP. É ainda conselheiro Museu Judaico de São Paulo e membro Honorário da Academia Paulista de Educação. 

Governo do Estado de SP