Data
17/11/2022
Horários
19h
Ingresso
Gratuito on-line
Classificação livre
Com interpretação em libras
Prosa de Tripé Pontos MIS é uma atividade complementar às exposições de fotografia que são realizadas pelo programa do MIS de difusão cultural no interior e litoral do Estado. Mensalmente, o Pontos MIS apresenta uma conversa ao vivo pelo YouTube do Museu sobre uma das exposições em cartaz. Cada conversa tem uma tríade de convidados, sendo eles representantes do olhar do artista-fotógrafo, do gestor da cidade e do especialista da área como mediador. Essa prosa apresenta e debate com o público o processo de criação e a trajetória do artista, as adaptações museográficas da itinerância da exposição, a montagem local e todos os bastidores e curiosidades das exposições de fotografia do Pontos MIS que circulam pelo estado de São Paulo.
Esta edição do programa fala sobre a exposição “Beleza americana”, da fotógrafa Paula Clerman, que participa da conversa junto com o representante do Pontos MIS de Botucatu, Cleberson Evangelista. A mediação é da pesquisadora Natália Tonda.
Estreia no canal do MIS no YouTube.
Sobre os convidados
Paula Clerman é artista e foi contemplada pelo programa Nova Fotografia do MIS. Apresentou as individuais "Disciplina do ver”, na Casa Pau Brasil em Lisboa, e “Tecitura do Espaço”, na Galeria Arte Hall, São Paulo. Foi selecionada para os salões: 51º e 50º SAC Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba, 25º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande, 45º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, Santo André. Participou da PArC e da Lima Photo Fair, no Peru; da SP-Arte, SP-Arte/Foto e da Feira PARTE. Vencedora do 4th International Exhibition of Photography Photo Emotion, em Banja Luka, Bósnia e Herzegovina, em 2015. Recentemente, participou da coletiva “Zona de coexistência: diálogos com a coleção de Duda Miranda” na FEA, em Lisboa, com Marilá Dardot e Cristina Tejo. É formada em administração pela FAAP, trabalhou com moda durante 25 anos e se dedica à fotografia desde 2007, buscando aprimorar seu trabalho artístico através da prática e do estudo com os fotógrafos Armando Prado, Arno Rafael Minkkinen, Claudio Edinger e Gal Oppido.
Cleberson Evangelista é licenciado em Artes Cênicas com habilitação em Educação Artística pela Universidade Sagrado Coração – Bauru/SP, Pedagogo e arte-educador. Desde 2010 é Professor da Rede Estadual de Ensino do Estado de São Paulo. Foi Diretor do Departamento de Patrimônio Artístico e Histórico-cultural da Cidade de Botucatu de 2020 a 2021. Foi Coordenador Pedagógico – Fundação CASA de Botucatu de 2014/2016. Membro do Grupo de Trabalho – Acompanhamento Lei Aldir Blanc em Botucatu 2020/2021, Presidente do Conselho Municipal de Cultura de Botucatu 2019/2021, Membro do Conselho Diretor do Fundo Municipal de Cultura 2019/2021, Diretor Artístico da Campanha “Botucatu Contra o Racismo” 2016. Atualmente é Colaborador Voluntario da Pinacoteca Fórum das Artes de Botucatu ajudando nos desenvolvimentos de projetos culturais, elaboração do planejamento e do calendário anual das exposições, auxiliando no atendimento aos artistas (expositores), auxiliando na montagem (expografia e curadoria) e desmontagem de exposições, colaborando na elaboração das atividades e agenda de trabalho desenvolvidas pelos estagiários.
Sobre a mediadora
Natália Tonda é fotógrafa e pesquisadora. É professora de fotografia na Escola Vera Cruz (São Paulo, SP). Atuou como produtora em instituições como Bienal, Instituto Tomie Ohtake e Masp. Atualmente ministra oficinas e cursos de fotografia e audiovisual, além de atuar como freelancer e assessora em projetos fotográficos.