MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Em casa | Prosa de Tripé | Timeless

Esta edição do programa fala sobre a exposição “Timeless”, do fotógrafo Marcelo Tinoco

Data

29/07/2023

Horários

18h

Classificação: livre 

Prosa de Tripé Pontos MIS é uma atividade complementar às exposições de fotografia que são realizadas pelo programa do MIS de difusão cultural no interior e litoral do Estado. Mensalmente, o Pontos MIS apresenta uma conversa ao vivo pelo YouTube do Museu sobre uma das exposições em cartaz. Cada conversa tem uma tríade de convidados, sendo eles representantes do olhar do artista-fotógrafo, do gestor da cidade e do especialista da área como mediador. Essa prosa apresenta e debate com o público o processo de criação e a trajetória do artista, as adaptações museográficas da itinerância da exposição, a montagem local e todos os bastidores e curiosidades das exposições de fotografia do Pontos MIS que circulam pelo estado de São Paulo.  

Esta edição do programa fala sobre a exposição “Timeless”, do fotógrafo Marcelo Tinoco, que reúne retratos de pessoas e lugares realizados na atualidade, mas que parecem pertencer a uma época passada, outro século, outra década. Além do fotógrafo, participa da conversa o representante do Pontos MIS de Brodowski, Antonio Ailton Rufato. A mediação é da fotógrafa e pesquisadora Natália Tonda.  

Estreia no canal do MIS no YouTube.

Sobre os convidados: 
Marcelo Tinoco (1967) nasceu e reside em São Paulo. Formado em Artes Plásticas pela FAAP, possui estúdio fotográfico desde 1995. A partir de 2009, começou a se dedicar exclusivamente ao trabalho artístico através de uma técnica multidisciplinar onde mistura fotografia, pintura e desenho autoral. Começou a expor seus trabalhos em galerias e museus a partir de 2010. Em seus trabalhos, as paisagens, personagens e situações são primeiro documentadas pela fotografia, logo dissecadas e arquivadas em seu banco de dados autoral, e então submetidas a um exercício de reciclagem. Tinoco fragmenta, reconstrói, adapta, desenha, pinta e cria, assim, sua fabulação artística. Ganhou o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia e Prêmio Aquisição 45º Salão de Arte de Piracicaba. Possui obras no acervo do MIS (SP), MAR (RJ) e Consulado Brasileiro em Frankfurt. Em 2014, lançou o livro “Diorama”, de sua autoria. 

Antonio Ailton Rufato é natural de Brodowski, SP e possui formação em arte educação e propaganda e marketing. Trabalhou em diversas ações culturais direcionadas no Museu Casa de Portinari em Brodowski. Foi parecerista do Ministério da Cultura, para análise de produtos culturais em todo Brasil, via Lei Rouanet. É artista plástico autodidata com diversas obras premiadas, além de restaurador de obras e objetos de arte, e atualmente é Secretário Municipal de Cultura do município. 

Sobre a mediadora
Natália Tonda
é fotógrafa e pesquisadora. É professora de fotografia na Escola Vera Cruz (São Paulo, SP). Atuou como produtora em instituições como Bienal, Instituto Tomie Ohtake e Masp. Atualmente, ministra oficinas e cursos de fotografia e audiovisual, além de atuar como freelancer e assessora em projetos fotográficos. 

Governo do Estado de SP