MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Em casa | Sessão + Bate-papo de Cinema Pontos MIS | Damas do samba

Exibição e bate-papo sobre o documentário “Damas do samba

Data

25/02/2023

Horários

O filme fica disponível on-line a partir das 18h do dia 24.02 até às 18h do dia 26.02 por meio deste link Bate-papo ao vivo no dia 25.02, às 18h, no canal do MIS no YouTube.

Ingresso

Gratuito on-line

Classificação: livre 

Acessibilidade: libras 

O Bate-papo de Cinema Pontos MIS realiza exibições de filmes seguidos de debates ao vivo, buscando trazer membros da equipe dos filmes, pesquisadores da área, críticos de cinema, jornalistas e agentes cineclubistas para discutir sobre a obra e apresentar curiosidades da produção. 

Em fevereiro, a diretora Susanna Lira e a cantora Graça Cunha participam do programa comentando o filme “Damas do samba” (Brasil, 2013, 75 min, livre). De forma brilhante, o documentário mostra a trajetória de diversas mulheres no samba, a participação feminina ao longo da história e o samba mostrado não apenas como um gênero musical, mas como um estilo de vida que permeia gerações. A mediação da conversa será realizada pela diretora e roteirista Giuliana Monteiro. 

Bate-papo estreia no canal do MIS no YouTube.

Sobre as convidadas
Susanna Lira 
Cineasta, pós-graduada em filosofia, direito internacional e direitos humanos, com especialização em biopolítica criminal, Susanna Lira é mestranda em psicanálise.  Já dirigiu 15 longas metragens e dezenas de curtas e séries, acumulando mais de 50 prêmios em festivais no Brasil e no exterior. Também criou e dirigiu quatro temporadas da série de ficção "Rotas do ódio" para a Universal TV. Ao longo de vinte anos de carreira trabalhou para principais veículos de comunicação. Tem uma longa e reconhecida carreira como diretora, tendo sido inclusive homenageada em vários países: no Festival de Cine Independente de Mar del Plata 2016, na Argentina, com a mostra "Susanna Lira – Hasta el limite"; no Festival Tenemos que ver, em 2018 no Uruguai e no Festival FEMCINE, em 2019 no Chile. No Brasil, foi homenageada em 2021 com a Mostra SUSANNA LIRA, organizada pelo Infinitto Festival, e recebeu o troféu Honraria de arte do Cinefoot em 2022. 

Graça Cunha 
Cantora paulistana com 30 anos de carreira, Graça Cunha atuou em teatro musical, gravou mais de 3000 jingles e locuções publicitárias e também trilhas para cinema e desenho animado. Fez parte da banda feminina do programa Altas horas apresentado por Serginho Groisman na Rede Globo por dez anos. Tem dois álbuns lançados, três EPS e duas indicações ao Grammy Latino. Seu repertório é bastante eclético, onde interpreta mpb, samba, jazz, blues, soul e pop. Participou como uma das juradas do programa Canta Comigo da TV Record nas temporadas de 2018 e 2019. Foi escolhida pela Disney para dublar a voz de Sarabi, a mãe de Simba no filme Rei Leão, que estreou nos cinemas em julho de 2019, e também cantou a versão brasileira de “Circle of live” de Elton John, música de abertura do filme. 

Sobre a mediadora
Giuliana Monteiro 

Roteirista e diretora nascida em São Paulo, Giuliana Monteiro é mestre em produção de filmes pela faculdade de Nova Iorque, Tisch School of the Arts, onde dirigiu e roteirizou diferentes projetos audiovisuais. Atualmente trabalha em dois filmes: o seu primeiro longa-metragem ficcional, “Estrada para livramento”, que tem o apoio do fundo Spike Lee para desenvolvimento e da fundação San Francisco Film Society e, também, na finalização do longa-metragem documental “Bento”.  

Governo do Estado de SP