Data
10/11/2022
Horários
19h
Ingresso
Gratuito on-line
Classificação: Livre
Acessibilidade: Libras
Mensalmente, o MIS apresenta um bate-papo sobre videoarte conduzido pela videoartista Márcia Beatriz Granero, com artistas representativos e exibição de obras que integram o Acervo do MIS. Na 40ª edição, a videoartista Rachel Rosalen apresenta seu trabalho que lida, em especial, com a construção de espaços através de vídeos, elementos multimídias, programação e performances, dando origem a videoinstalações interativas, live cinema, performances, entre outros.
Estreia no canal MIS do YouTube
A artista já expôs em Museus e espaços culturais como Centre Pompidou (Paris), Yokohama Museum of Art, Museum für Gegenwartskunst (Basel), Image Forum (Tokyo), Videoformes (Clermont-Ferrand), Kunstraum Walcheturm (Zurique), Palazzio Nuovo (Nápoles), Paço das Artes (São Paulo), Videozone IV – 4th International Video Art Biennial (Telaviv), Videoforms (Clermont Ferrand), CentroCentro (Madri), entre outros. Recebeu prêmios como PAC (São Paulo, Secretaria da Cultura 2014 e 2015), Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia, São Paulo (2007) e foi selecionada para programas como artista em residência pela The Japan Foundation em parceria com o escritório de curadoria Nanjo and Associates, assim como foi selecionada pela Werkraum Warteck PP/ Warteck Fonds – Basel e Bain: Connective, Brussels. Entre 2007 e 2016 Rosalen desenvolveu instalações interativas e criou espaços híbridos em parceria com Rafael Marchetti (Buenos Aires, 1975). Nesse período, cocriou/coordenou a rural.scapes – laboratório em residência, um programa de residência artística rural que tem como foco a pesquisa, articulação, reflexão e práticas transdisciplinares artísticas e produção crítica no ambiente rural, envolvendo a comunidade local. Atualmente, trabalha com Jan Ferslev, ator, compositor e músico, que trabalhou com Odin Teatret por mais de 35 anos. Juntos, criaram “O primeiro livro de Urizen”, baseado no texto de William Blake, “Aproximações para uma possível teoria da curva” (texto e imagens de Rosalen e música de Ferslev), “O silêncio que nos assola” (imagens Rosalen/ música Ferslev), Stenbogen (Livro de Pedra) e anti Brazil (idem). Com Ferslev colaborou no projeto Harpas de Vento, exibido no Festival UR-NAT (Dinamarca). www.rachelrosalen.com.br
Sobre a mediadora
Marcia Beatriz Granero é videoartista e suas obras já participaram de inúmeras exposições individuais e coletivas no Brasil e no mundo. Jaque Jolene, personagem construída e interpretada pela própria artista, é o cerne da sua pesquisa há mais de dez anos. Fez residência artística na Inglaterra, Espanha e Portugal. Em São Paulo, participou da Temporada de Projetos no Paço das Artes, Mostra do Programa de Exposições do CCSP e Arte atual no Instituto Tomie Ohtake.