Data
15/09/2020 a 24/09/2020
Horários
Terças e quintas, 15, 17, 22, 24 de setembro, das 09h às 11h
Ingresso
.
Característica: online, ao vivo
Local: Plataforma Zoom Cloud Meetings
Público: A partir de 14 anos
Pré-requisito: não há
Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições
Áreas de interesse: Arte. Audiovisual. Capacitação profissional. Cinema. Cultura pop. Ferramentas para educadores e pais. Filosofia e sociedade. Teen.
A escrita e a interpretação de texto são ferramentas necessárias em qualquer área do conhecimento, no entanto, elas também podem ser utilizadas como forma de expressão e arte para quem precisa aprender a transformar em palavras a sua percepção de mundo e aliviar a tensão do cotidiano. A ideia do curso é possibilitar, aos alunos que gostariam de desenvolver o hábito da escrita, que consigam produzir textos autorais, sejam eles relatos, ficção ou mesmo uma abordagem jornalística do cotidiano.
O curso tratará a interpretação de texto e a narrativa como base em vídeos, com curtas-metragens, tirinhas, textos e experiências dos alunos para que possam ser transformados em debates e produção textual. Antes mesmo de escrever, é necessário aguçar a maneira como o mundo é interpretado. Qual narrativa cada um traz consigo?
Todas as aulas terão exercícios baseados no conteúdo e são voltadas para aqueles que têm curiosidade para começar a escrever além do que se pede na escola ou no cotidiano de seu trabalho, para adolescentes e adultos que queiram desenvolver a sua escrita e para educadores e pais que tenham interesse em auxiliar jovens a se expressar melhor pela escrita.
Aula 1 | O que é narrativa
Aula 2 | Interpretação de texto e o cotidiano I
Aula 3 | Interpretação de texto e o cotidiano II
Aula 4 | Dúvidas sobre texto e a narrativa
*As aulas são online, ao vivo, pela plataforma Zoom Cloud Meetings e não ficam gravadas*
Sobre o professor: Diego Andrade é jornalista, formado pela Universidade Federal do Pará, em 2008. Atuou como repórter do jornal Diário do Pará, onde coordenou a redação por dois anos. Atuou como repórter do Governo do Estado do Pará por quatro anos, quando conquistou o prêmio de 2º melhor reportagem web na 4ª edição do Prêmio Hamilton Pinheiro de Jornalismo. Foi assessor de imprensa em agências de comunicação no Pará e em São Paulo. Atualmente é redator da Ketchum, multinacional de marketing.