MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Estéreo MIS | Nego Bala

Fortalecendo a cena musical independente nacional, esta edição apresenta o show de Nego Bala, que traz o seu álbum Da Boca do Lixo.

Data

12/08/2022

Horários

21h

Ingresso

R$20 (inteira) e R$10 (meia) Disponível online na plataforma INTI

Classificação: livre 

Esta edição apresenta o show de Nego Bala, que apresenta o seu álbum Da boca do lixo. O artista revisita os dias que esteve privado da liberdade por meio de um curta-metragem que apresenta a sua vida e a sua obra. É como se o disco (e toda sua essência) fossem condensados no formato da trilha sonora de uma obra audiovisual. 

Criado em 2011, o Estéreo MIS fortalece a cena musical independente nacional, trazendo artistas que estão despontando no cenário artístico e abrindo espaço para novas sonoridades e concepções musicais. Já fizeram shows no Auditório MIS artistas como Tulipa Ruiz, Jaloo, Xênia França, Laura Lavieri, Mulamba, Tuyo, Labaq e Luisa e os Alquimistas. Em 2019, o projeto passou a incluir uma entrevista, realizada em estúdio, que, assim como o show completo, passa a integrar o Acervo do Museu, que pode ser acessado on-line.   

Sobre o artista
Marcelo Abdinego Justino Generoso (Nego Bala) estava sentado e reflexivo, durante a sua passagem pela Fundação Casa. Ali, aos 12 anos de idade, o jovem nascido e criado na Boca do Lixo, região central de São Paulo, sentiu um sopro em formato de melodia e, ao término do dia, ele tinha composto a música "Sonho", que precisou cantarolar de forma sussurrada (repetidamente) para gravar a letra no pensamento. No dia 24 de novembro, agora com 23 anos de idade, ele lança o seu álbum de estreia, intitulado Da Boca do Lixo, com "Sonho" e mais oito faixas criadas em diferentes momentos da vida. O trabalho traduz o olhar de um garoto da Cracolândia (filho de uma mãe usuária de crack e de um pai batalhador) que estudou, trabalhou, viveu intensamente a rua e  que acabou cedendo para caminhos que pareciam mais próximos, como o crime, mas que encontrou na música a sua emancipação. Sob a alcunha de Nego Bala, o artista revisita os dias que esteve privado da liberdade por meio de um curta-metragem que apresenta a sua vida e a sua obra. É como se o disco (e toda sua essência) fossem condensados no formato da trilha sonora de uma obra audiovisual. Idealizado pela joint venture AKQA\Coala.LAB e produzido pela Stink Films (mesma parceria responsável pelo vídeo de Bluesman, do rapper Baco Exu do Blues, vencedor de um Grand Prix na categoria "Entertainment for Music" do Cannes Lions), o filme está disponível no canal de YouTube de Nego Bala (assista aqui).  

Além de "Sonho", o disco Da Boca do Lixo traz outras canções que Nego Bala fez em um período em que estava privado de sua liberdade (aos 19 anos, ele teve passagem pela prisão). Trata-se de "Buraco no Céu",  "Cifrão In' Pé", "Da Boca do Lixo" e "Paradoxo". A primeira surgiu em forma de improviso, algo recorrente no processo criativo do funkeiro. "Essa música foi como um fôlego para mim, eu tinha desistido de tudo naquele momento e ela veio", ele recorda. "Cifrão In' Pé chegou em uma tarde em que estávamos no pátio. Ela fala dos valores que vi em mim mesmo estando sem liberdade", ele define.  
 

Governo do Estado de SP