MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Estreia | Passo a passo – a história do Ballet Paraisópolis

O MIS recebe a estreia do documentário “Passo a passo – a história do Ballet Paraisópolis”

Data

21/11/2023

Horários

às 19h e às 20h30 (duas sessões)

Ingresso

Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)

Classificação: livre 

O Museu da Imagem e do Som recebe a estreia do documentário “Passo a passo – a história do Ballet Paraisópolis” (dir. Raphael Scire, Brasil, 2022/23, 52 min, livre) em duas sessões, às 19h e 20h30. O evento contará com a presença de Monica Tarragó, diretora e fundadora do Ballet Paraisópolis, e Rapahael Scire, diretor e roteirista do filme.  

O filme retrata o coração de Paraisópolis, um espaço de arte e cultura que, há mais de dez anos, transforma a vida de crianças e jovens de uma das maiores comunidades de São Paulo. "Passo a passo – a história do Ballet Paraisópolis" conta a trajetória do Ballet Paraisópolis, acompanhando o dia a dia dos bailarinos e das crianças que fazem parte de uma das instituições sociais mais respeitadas da cidade. Um filme sobre como a arte é capaz de promover transformações sociais, uma narrativa que mostra o balé como expressão artística, independentemente de gênero, e o impacto da dança no cotidiano de mais de 200 crianças atendidas pelo Ballet Paraisópolis. 

Sobre os convidados 

Monica Tarragó 
Monica acumulou experiências ao redor do mundo – dos Estados Unidos à Rússia – até se tornar idealizadora, diretora e professora do Ballet Paraisópolis. Iniciou seus
estudos com a técnica de Martha Graham com Penha de Souza e o método Royal Ballet com Carla Perotti. Ao longo dos anos, aprimorou sua técnica com grandes nomes da dança, como Ismael Guiser, Ady Addor, Neide Rossi e Mirtha Hermida. Em 1986, mudou-se para a Itália, onde ministrou aulas de ballet clássico e moderno no Teatro Nuovo de Turim, ingressou no grupo Arcobaleno e dirigiu o curso “La tua Danza”, que levava dança às escolas públicas do país. No Brasil, lecionou em diversas escolas da cidade de São Paulo e, a partir de 2009, iniciou o trabalho de cunho social, ministrando aulas de dança para crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. Monica foi proponente e diretora de projetos na Lei Rouanet e ProAc ICMS, sendo responsável pelos trabalhos desenvolvidos pelo Ballet Paraisópolis desde sua idealização, em 2012. 

Raphael Scire 
Raphael Scire é jornalista e, há mais de 15 anos, trabalha no mercado audiovisual, atuando especialmente na produção de documentários e séries documentais. Como roteirista, participou da equipe de reality shows e programas de TV, além de ter sido responsável pelo primeiro documentário original da Netflix no Brasil, “Laerte-se”. Desde 2018, desenvolve, em parceria com a cineasta Lygia Barbosa da Silva, coproduções internacionais com a Coreia do Sul. Também dirigiu e roteirizou a série documental “Canal da Quebrada” (TV Brasil) e assinou os roteiros de duas temporadas de “Mar Brasil” (Canal Futura).  

Produtora Canarinho
Fundada em 2015, a Produtora Canarinho desenvolve diversas atividades em parceria com grandes instituições do meio cultural, com um portfólio de diversos livros e documentários em andamento e/ou finalizados, sendo produzidos em parceria com grandes nomes da indústria cultural, como UNESCO, Rede Brasil do Pacto Global, The Leonardo DiCaprio Foundation, dentre outros. Em meio a este grande mosaico cultural, a proposta da produtora é dividir com o público a capacidade da arte de ampliar horizontes e estimular novos olhares sobre o mundo. 

Governo do Estado de SP