MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

FESTIVAL MIX BRASIL APRESENTA

Exibição + bate-papo

Data

25.05

Horário

18h

Ingressos

Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)

Local

Auditório MIS

Classificação: 14 anos 

O Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade de 2023 convidou a artista paulistana Igi Lọ́lá Ayedun para criar uma obra audiovisual inédita para o festival. A proposta rendeu, e agora o resultado será apresentado em uma sessão especial comentada no MIS, seguida de bate-papo com a artista. 

Sobre a obra “EMI OFE” 

Em “EMI OFE”, o espectador é levado a uma jornada intensa e provocativa, que mergulha profundamente na experiência da imigração africana na França, explorando de forma intransigente as questões da imigração sexual e da hipersexualização da mulher negra. O filme desafia as normas estabelecidas e desvela as camadas complexas de afeto e identidade dentro dos sistemas de produtibilização de corpos negros e LGBTQIA+. 

Através de uma narrativa visualmente cativante e emocionalmente poderosa, “EMI OFE” nos transporta para os espaços interiores das vidas dessas mulheres, onde suas vozes são elevadas e suas histórias são contadas com autenticidade e sensibilidade. Ao longo do filme, somos confrontados com a beleza, a força e a resiliência dessas mulheres, enquanto elas enfrentam os desafios da migração, da marginalização e da exploração. 

Com uma abordagem única e perspicaz, ‘EMI OFE’ mergulha no âmago da experiência humana, explorando temas universais de amor, desejo, pertencimento e autodeterminação. É um convite para uma reflexão profunda sobre as interseções complexas de raça, gênero, sexualidade e poder, e um lembrete vívido da humanidade compartilhada que nos une, independentemente das fronteiras que nos separam. 

Sobre a artista 

Igi Lọ́lá Ayedun é artista multimídia e galerista que trabalha com pintura, vídeo, escultura digital 3D, fotografia e som. É diretora-fundadora da HOA, uma organização dedicada a uma perspectiva decolonial da arte contemporânea latina, focada em artistas da maioria global. Sua prática artística é guiada pelo potencial cultural e biológico das cores, em particular a cor azul, que está no centro da sua pesquisa atual, explorando as rotas globais do índigo, o legado histórico do lápis-lazúli e o poder dos minerais para reconstruir a vida – percorre a própria materialidade artística e as descrições emocional-visuais de seu sonho. Mais recentemente, sua pesquisa vem incorporando imagens criadas por programas de inteligência artificial e de interpretação de impulsos cerebrais como forma de superar o limite óptico das câmeras fotográficas ou mesmo do sistema ocular. Ayedun acredita que a justaposição de tecnologias antigas e contemporâneas é uma forma espiritual de preservar o ancestralismo africano para o futuro. 

Seu trabalho já foi exposto no Pivô/IMS (2023), ganhador do prêmio Bolsa ZUM de fotografia do Instituto Moreira Salles; MAR – Museu de Arte do Rio de Janeiro (2022); Mendes Wood DM Bruxelas (2022); MIS – Museu da Imagem e do Som (2021); Pinacoteca de São Paulo (2021); Christie´s Rockefeller Plaza, Nova York (2021); Instituto Tomie Ohtake, São Paulo (2020); ETOPIA Centro de Arte y Tecnología, Zaragoza (2019); Galeria Baró, São Paulo (2019); Konvent 0, Barcelona (2018); SP-Arte Performance (2018); Teatro Oficina, São Paulo (2017); e Oficina Oswald de Andrade, São Paulo (2009).  

Sobre o convidado 

André Fischer é criador e diretor do Festival MixBrasil de Cultura da Diversidade, diretor de comunicação da Parada do Orgulho LGBT+ de São Paulo, palestrante e consultor sobre D&I, Comunicação Inclusiva e Curadoria Transmídia. Mestre em Imagem e Som pela UFSCar, tem sete livros publicados e é curador em festivais e mostras no Brasil e no exterior. Foi coordenador do Centro Cultural da Diversidade da Secretaria Municipal de Cultura, general manager da Hornet Networks, editor e publisher do portal e editora MixBrasil, apresentador e roteirista no Canal Brasil e na CBN e colunista na MTV e na Folha de S.Paulo. 

Governo do Estado de SP