Muito amor – Judeus e judaísmo na Amazônia
Exibição + bate-papo
05.12
QUI
19H
Data
05.12
Horário
19h
Ingresso
Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)
Local
Auditório MIS
Classificação
Livre
No dia 05 de dezembro, o MIS exibe o documentário “Muito amor – Judeus e judaísmo na Amazônia”, da diretora Malka Shabtay, que estará presente para um bate-papo com o público após a sessão.
Malka Shabtay, antropóloga e cineasta israelense, viaja pela Amazônia para conhecer os descendentes dos judeus marroquinos que imigraram para esta região desde 1810. Eles compartilham então sua história única de resiliência e persistência nesta parte especial do mundo, bem como suas vidas diárias e seus profundos sentimentos em relação às suas origens judaicas.
A cineasta viaja para a incrível região amazônica, primeiro em 2010 e novamente em 2021, e nos traz as experiências que viveu e as histórias que ouviu de Fortunato Chocron, Samuel Pereira, Meri Chamani, Cloude Chamani, Maria Botbol, Maria Sarrafi, Ronyo De Mercede Gama, Julia Cohen e Anne Benchimol, entrelaçadas com as culturas locais que existem nesta área, mantendo sua identidade e tradições específicas – tudo isso no cenário único do rio Amazonas e sua floresta.
A trilha sonora do filme é composta por seis canções da cantora israelense-marroquina Lala Tamar, que canta em Hakitia (língua judaica especial que era falada no Marrocos espanhol e ainda mantida na Amazônia), trazendo os sons originais do judaísmo marroquino para a história, que flui ao longo dos rios e florestas.
