Data
04/11/2017 a 05/11/2017
Horários
sábado e domingo, das 13h às 20h
O MIS, em parceria com a Cabify, oferece descontos para viagens que comecem ou se encerrem no Museu. Os usuários que inserirem o código promocional DESGRÁFICA ganham 50% OFF, com desconto máximo de R$10, em 2 corridas para ir e voltar do MIS.
A promoção é válida até as 3h do dia 06.11.2017 para corridas solicitadas dentro da área de cobertura da Cabify SP.
Com enfoque nas publicações e experiências visuais que primam pela ousadia e experimentação na área dos quadrinhos, o MIS realiza a FEIRA DES.GRÁFICA, com curadoria geral de Rafael Coutinho e parceria com as editoras Antílope e UgraPress, nos dias 4 e 5 de novembro. Entrada gratuita
O objetivo da FEIRA DES.GRÁFICA é dar espaço à quadrinhos, publicações e autores de diversas áreas e que, de alguma forma, também desenvolvem trabalhos narrativos de experimentação gráfico-visual. Além disso, trazer para perto do público não só as editoras, mas artistas e livros com enfoque na autoralidade e no posicionamento alternativo de seus artistas, que refletem na própria idealização da feira, que se diferencia de outras similares do setor por seu olhar focado nas múltiplas facetas da narrativa sequencial.
A iniciativa do MIS pretende celebrar a volumosa produção de quadrinhos do país além de identificar conteúdos pioneiros e vanguardistas da produção editorial narrativa e fazer disso uma grandiosa festa visual e sensorial.
A Feira é realizada em parceria com a UgraPress.
Confira a programação:
03 de novembro, sexta
19h às 21h | Food trucks e CUBQ Bar
19h | Aula de Modelo Vivo com Laerte e Rafael Coutinho*
10 vagas | Sala de interfaces | 18 anos
Pai e filho propõem uma sessão de desenho de modelo vivo e debate de trabalhos dos inscritos.
19h | Live painting em Balão com Dominique Goblet
A artista belga fará um live painting em balão inflável em grande formato para ser exibido durante a feira Des.gráfica 2017.
21h | Apresentação musical Henrique Dias e Maurício Takara + Convidados*
Mauricio Takara e Henrique Diaz convidam alguns músicos experimentais da cena instrumental brasileira, para celebrar o inicio da Des.gráfica. Eletrônico, analógio, improviso e composição são as propostas do show.
04 de novembro, sábado
13h às 20h | Feira de Quadrinhos e publicações independentes
A feira contará com 100 participantes de todos os cantos do país, além de algumas editoras conhecidas no meio mais independente, como Mino, Lote 42, Ugra, Narval, Antílope e Veneta. O Estúdio Invertido, que também participa da feira, ficará responsável pelas capas dos livros dos vencedores da Convocatória.
13h e 16h | Oficina de Livros e Carimbos*
Público – crianças a partir de 7 anos | 8 pessoas por turma
Nessa oficina as crianças se divertem ao fazerem experimentações e criarem carimbos com barbante sobre bloco de madeira. Poderão escolher texturas para frotagem e estampar papéis que, na sequência, serão encadernados num livro acordeão (fotos). A oficina estimula o senso de composição gráfica e a criatividade dos participantes num processo artesanal.
18h | Palestra com Dominique Goblet mediada por Maria Clara Carneiro*
Uma palestra sobre sua carreira como quadrinista altamente experimental e inovadora, principais projetos e sobre a ebulição dos quadrinhos belgas de vanguarda, bem como a relação entre a produção artística e plástica de seus autores e o surgimento da editora Fremok, um dos principais nomes do mercado editorial autoral e experimental atualmente. Os cruzamentos entre o tradicional e reconhecido mercado franco-belga (de onde saíram Tim Tim, Spirrou, Asterix, entre tantos), o legado da produção para a cidade – capital dos quadrinhos de massa na Europa, e a busca por novos espaços e linguagem de uma geração em busca por novos caminhos.
05 de novembro, domingo
13h às 20h | Feira de Quadrinhos e publicações independentes
13h e 16h | Construção Coletiva de Fanzine*
Público – Iniciantes a partir de 12 anos
Junto à programação da feira e da exposição do Renato Russo, o Educativo MIS, apresenta uma série de oficinas com o tema “Faça você Mesmo”. Nesta oficina a ideia é apresentar um breve histórico do gênero, seus percursos e usos, seguida de uma atividade prática, onde os participantes vão elaborar juntos um zine a partir de textos, desenhos, colagens, poesias, entre outras coisas construídas pelo grupo.
18h | Palestra com Pedro Moura mediada por Lielson Zeni*
Um dos principais estudiosos de autorais de sua geração na Europa, Pedro Moura apresentará um panorama sobre o quadrinho de autor em diferentes países na cena contemporânea, bem como os desdobramentos deste em seu trabalho como pesquisador, roteirista e curador. Pedro também fará uma análise do novo momento do quadrinho português, de onde se alimenta e para onde aponta, em uma recente retomada econômica e cultural do país.
Video mapping de animação experimental | Local: Fachada do MIS | Horários variados
Para as atividades marcadas com *, é necessário retirar senha 1h antes na Recepção MIS.
Clique aqui para conferir a lista de expositores selecionados para a Feira DES.GRÁFICA 2017.