MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Festival Cine MIS 2023

O festival traz um recorte de curadoria de filmes que surgiram a partir do curso do MIS

Data

25/11/2023

Horários

17h, 18h e 19h

Ingresso

Gratuito (retirada com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)

Classificação: de acordo com cada filme 

Nos últimos anos, o Festival Cine MIS apresentou um recorte de produções que representaram as mais diversas regiões do Brasil e suas leituras de sociedade apresentadas através do cinema. Para 2024, o festival traz um recorte de curadoria de filmes que surgiram a partir do MIS, exibindo dez produções resultantes do curso “Fazendo seu curta-metragem: direção, fotografia, roteiro e montagem”. Oferecido pelo LabMIS – departamento de cursos do museu –, o curso traz em sua proposta quatros professores ministrando aulas teóricas e práticas e orientando as criações de curtas-metragens pelos alunos. Os professores que auxiliaram em todo o processo foram a diretora Luiza Andrade, a roteirista Luísa Guanabara, o fotógrafo Marcelo Andrade e o montador Inti Grespan. 

As produções serão exibidas em dois programas com cinco filmes. Além dos curtas já citados, o Festival Cine MIS apresenta outros três criados a partir do programa Núcleo Experimental de Cinema, programa que aconteceu de 2016 a 2019 no MIS e selecionou, por meio de uma convocatória, um grupo de participantes que desempenhavam as mais diversas funções na realização de um curta-metragem. Serão exibidas as produções “Nervo”, “O experimento” e “CLARA.men”. Os ingressos gratuitos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão na bilheteria do museu. 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

17h – Programa 1

Primeiro encontro 
(dir. Marcella Garbin, Brasil, 2023, 11 min, 18 anos)  
Um casal tem seu primeiro encontro depois de ter se divorciado. 

Tóxico 
(dir. Rubia Lima e Rafael Henrique Lima, Brasil, 2023, 14 min, 14 anos)  
Gilberto, um homem de trinta e poucos anos, procura uma sessão de terapia para resolver problemas em seu casamento em dificuldades. Durante a sessão, Denise, sua psicóloga, começa a perceber que há muitas outras questões a serem resolvidas, que não dizem respeito apenas ao relacionamento, mas ao espelho da sociedade em seu comportamento. 

Você está sozinho 
(dir. Bruno Latanze, Brasil, 2023, 5 min, 10 anos)  
O jovem Miguel acaba de se mudar e está vivendo sua primeira noite morando sozinho. O que ele não esperava era que teria uma companhia sobrenatural. Após ter o encontro com a entidade, Miguel precisa entender se está, de fato, sendo assombrado ou se tudo não passa de uma alucinação. 

Súplica 
(dir. Ultra Martini, Brasil, 2022, 7 min, 18 anos) 
“Eu sou mais um vidente, eu posso ver acontecimentos insignificantes…” Um relato metafísico e angustiado em formato sonho-ensaio-errante sobre o desejo frustrado de um homem transsexual: o de ser padre. 

Duas irmãs 
(dir. Isabel Assef, Brasil, 2023, 5 min, 14 anos)  
Neste emocionante curta-metragem, somos levados a uma intensa cena de jantar entre as irmãs Camila e Raquel. Em uma conversa franca, segredos, mágoas e expectativas são expostas. O curta explora o peso dos laços familiares e a busca pela identidade individual em meio às expectativas e pressões mútuas. "Duas Irmãs" mergulha profundamente nas complexidades das relações familiares e oferece uma visão emotiva e sincera da luta pelo entendimento e reconciliação entre irmãs. 

18h – Programa 2

Desconectada 
(dir. Beatriz Barrett, Brasil, 2023, 3 min, livre)  
Quando Luna esquece de pagar seu plano de internet e dados móveis, ela deixa de receber uma notícia urgente em um momento crucial. 

Salvaguarda do cavalo do mar
(dir. Leonardo De Mônaco, Brasil, 2023, 14 min, livre)  
Este curta-documentário é um corte original, com roteiro e montagem próprios, extraído do audiovisual bruto de registro do projeto Salvaguarda do Cavalo Marinho de Mestre Zequinha, realizado entre 2022 e 2023, no município de Bayeux (cidade satélite de João Pessoa, na Paraíba), cuja iniciativa e concepção são assinadas pelo IPHAN/Divisão Técnica – PB, com o objetivo de promover a cultura e a identidade locais na comunidade de Bayeux. O filme apresenta um recorte singular, segundo um olhar do diretor sobre as novas dinâmicas de preservação e a valorização das culturas populares na contemporaneidade. 

A fuga 
(dir. Leonardo Malinowski, Brasil, 2022, 14 min, livre)  
Um habitante de uma sociedade localizada em Marte decide fugir para um lugar desconhecido. 

Uma carta para Neusa 
(dir. Cibele Tomaz, Brasil, 2023, 6 min, livre)  
Em uma cidade tranquila no interior de São Paulo, mora Neusa, uma jornalista que busca histórias para escrever. Cansada de ficar dentro do escritório, ela vai à rua para respirar ar puro e se depara com um retrato no chão. A partir daí, um mistério acontece. 

Sabor 
(dir. Antonio Marques, Brasil, 2021, 4 min, 12 anos)  
Um jovem cozinheiro explora, durante a produção e degustação de uma refeição, modos de fruição de suas sensações e das suas fantasias. 

19h – Programa “Núcleo Experimental de Cinema”

O experimento 
(dir. Geisla Fernandes e Wllyssys Wolfgang, Brasil, 2016, 17 min, 14 anos)  
“O experimento” narra a breve, porém intensa, jornada de Bárbara, uma deficiente visual que, em meio a um apocalipse zumbi, é contaminada pela mordida de um morto-vivo. Amparada pelo namorado Jorge, ambos buscam abrigo quando se deparam com Dr. Vicente, um médico que desenvolve experimentos para reverter os efeitos da contaminação. O que aparentemente representa um golpe de sorte revela surpresas que o casal não desejaria encontrar. Com um desfecho inesperado, o curta instiga questionamentos sobre o comportamento das pessoas e seus valores – estejam elas vivas ou mortas. 

CLARA.men 
(dir. Alison Zago e Márcio Schimming, Brasil, 2017, 10 min, 12 anos)  
Alberto acorda sentindo-se um pouco estranho. Arruma-se como de costume, mas, ao cruzar a porta de saída de seu apartamento, é automaticamente levado de volta para dentro. Por mais que tente sair, acaba sempre voltando ao mesmo lugar. 

Nervo 
(dir. Pedro Jorge e Sabrina Maróstica, Brasil, 2018, 12 min, 14 anos)  
Nestor é um homem bruto, que não trabalha e maltrata e explora sua mulher, Dalva. Certo dia, ele percebe o sumiço de seu irmão, João, um homem horrível como ele. Ao comer um bolinho de carne feito por Dalva e Eleonora, sua cunhada, Nestor encontra uma unha dentro e passa a desconfiar que a cunhada matou seu irmão. Ele fará de tudo para descobrir o verdadeiro paradeiro de João. 

Governo do Estado de SP