Data
17/03/2023 a 19/03/2023
Horários
Confira a programação
Ingresso
Ingresso: Gratuito, retirada 1h antes em cada dia de evento
Classificação: De acordo com a programação
A edição de 2023 do Festival da Francofonia apresenta com uma programação cultural intensa, incluindo música e cinema. Para tornar a celebração ainda mais especial, diversas representações diplomáticas locais se uniram em parceria com o Museu da Imagem e do Som, com o objetivo de promover a cultura francófona e de seus países e regiões parceiras.
Durante o evento, o MIS receberá exibições de filmes, numa curadoria coletiva da Bélgica, Canadá, Québec, Costa do Marfim, França, Marrocos, Senegal e Suíça, além de apresentações musicais de artistas francófonos da Bélgica, Canadá, Québec e França. A iniciativa tem como objetivo estimular o diálogo cultural e diplomático entre as representações participantes e o público brasileiro. A celebração da Francofonia em São Paulo no MIS é uma oportunidade única para celebrar a diversidade cultural, promover a cooperação internacional e fortalecer laços de amizade e colaboração entre as nações.
Na sexta-feira, 17 de março, um coquetel de abertura será oferecido no foyer do Auditório MIS pelas representações diplomáticas em São Paulo da Bélgica, Canadá, França, Québec e Suíça a partir das 17h no MIS. O coquetel é aberto ao público e conta com a animação do DJ francês Dipolair, a convite do Consulado-Geral da França em São Paulo. Em seguida, a artista de origem brasileira que mora no Québec/Canadá há mais de duas décadas, Flávia Nascimento, traz um show que mistura músicas brasileiras com letras francófonas. Em seguida, a Wallonie-Bruxelles International e o Consulado-Geral da Bélgica em São Paulo promovem uma apresentação do artista Ivan Tirtiaux.
No sábado, 18 de março, uma segunda apresentação de Flávia Nascimento, promovida pelo Consulado-Geral do Canadá e pelo Escritório do Governo do Québec em São Paulo, ocorre às 15h. Em seguida, a partir das 16h30, uma programação de filmes québécois, canadense, suíço e belga ocupa a sala de cinema do MIS até as 21h30.
No domingo, 19 de março, a programação cinematográfica continua: filmes da França, Bélgica, Marrocos, Senegal e Costa do Marfim terão uma programação das 14h às 20h no cinema do MIS.
Sobre a Francofonia
A Francofonia refere-se, em primeiro lugar, ao conjunto de pessoas que partilham uma língua comum: o francês. Em 2021, a estimativa do número de falantes era de 300 milhões distribuídos pelos cinco continentes. Atualmente, o francês é a terceira língua do comércio e a segunda língua mais estudada no mundo, com mais de 130 milhões de alunos. Até hoje, o francês continua sendo considerado como a língua da diplomacia e é a língua oficial de numerosas organizações internacionais (ONU, OCDE, Otan, União Europeia, Unesco, Comitê Olímpico Internacional etc.). O Dia Internacional da Francofonia é uma celebração mundial da Organização Internacional da Francofonia (OIF) que acontece no dia 20 de março de cada ano. A Organização Internacional da Francofonia (OIF) desfruta da participação de mais de 80 países e regiões que compartilham a língua francesa e valores em comum. Os objetivos da OIF são promover a língua, a diversidade linguística e a cultura frrancófona; além de promover a paz, a democracia e os direitos humanos.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:
17. 03, sexta
17h | Coquetel oferecido pelas representações diplomáticas e apresentação do DJ Dipolair (França)
18h30 | Abertura pelas autoridades consulares
19h | Pocket show: Flávia Nascimento (Québec/Canadá)
20h30 | Pocket show: Ivan Tirtiaux (Wallonie-Bruxelles International/Bélgica)
18.03, sábado
15h | Pocket show: Flávia Nascimento (Québec/Canadá)
16h30 | Adeus felicidade
(Au revoir le bonheur, dir. Ken Scott, Québec, 2021, 107 min, 12 anos)
Quatro irmãos, que se afastaram, se reencontram no funeral do pai. Com isso, eles juram deixar de lado suas diferenças e, para isso, vão até a casa do pai nas Ilhas Madalena, em Québec, para espalhar as cinzas do patriarca. Nesta reunião familiar, as relações se complicam quando descobrem que o caçula dos irmãos perdeu a urna funerária com as cinzas do pai.
18h30 | Um rio misto
(Une rivière métisée, dir. Julien Cadieux, Canadá, 2020, 82 min, livre)
Paryse Suddith é descendente de Cherokee, afro-americanos e acadianos. Depois de dedicar seu tempo à prática do direito indígena nos cenários nacional e internacional, ela volta para a província de New Brunswick para cuidar de sua saúde. Ela embarca, então. em uma jornada de cura com uma abordagem integral, que a levou a se reconectar com suas raízes. De sua perspectiva única, testemunhamos os esforços e desafios de se reconectar entre comunidades culturais e com sua própria família.
20h30 | Uma última dança
(Last Dance, dir. Delphine Lehericey, Suíça/Bélgica, 2022, 84 min, 12 anos)
Aos 75 anos, Germain, um homem introspectivo e caseiro, fica viúvo e se vê tendo de lidar com a ansiedade invasiva dos filhos. Fiel a uma promessa que fez à esposa anos atrás, ele se compromete a participar de uma apresentação de dança contemporânea, em segredo de sua família.
Um filme sobre a quebra de tabus sociais e da renovação das relações entre gerações através da dança, para públicos de todas as idades.
19.03, domingo
14h | Akissi, um irmãozinho engraçado
(Akissi, un drôle de petit frère, dir. Alexandre Coste, Françã/Costa do Marfim, 2022, 26 min, livre)
A caçula Akissi sonha ter um irmão mais novo que ela. No caminho para o mercado, ela encontra um macaquinho bonito a quem chama de Boubou. Depois de passar por uma série de aventuras com ele e seus amigos, ela enfrenta um novo desafio: convencer sua família a aceitar o macaquinho como seu novo irmãozinho!
14h30 | O lutador
(Le lutteur, dir. Abib Cissé, Senegal, 2017, 14 min, livre)
Em uma noite, uma mulher dá à luz um bebê. Infelizmente, a criança é roubada da mãe. Anos mais tarde, ele é um lutador e tem que lutar por uma vida. Será que ele conseguirá se livrar desta condição e finalmente encontrar sua mãe?
16h | Alto e forte
(Haut et Fort, dir. Nabil Ayouch, França e Marrocos, 2021, 102 min, livre)
Anas, um antigo rapper, é contratado em um centro cultural em um bairro da classe trabalhadora de Casablanca. Incentivados por seu novo professor, os jovens tentarão se libertar do peso de certas tradições para viver sua paixão e se expressar através da cultura hip hop.
18h | Inexorável
(Inexorable, dir. Fabrice Du Welz, Bélgica / França, 2021, 100 min, 12 anos)
Quando seu pai, um famoso editor, morre, Jeanne Drahi se muda para a casa da família com seu marido, Marcel Bellmer, um escritor de sucesso, e sua filha. Mas uma jovem estranha, Gloria, interfere na vida da família e perturba a ordem das coisas.