MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Festival Internacional de Cinema Sem Fronteira

O Festival Internacional de Cinema Sem Fronteiras (Senza Frontiere / Whitout Borders Film Festival) chega pela primeira vez no Brasil exibindo filmes capazes de evidenciar o quanto as pessoas têm em comum ao redor do mundo. 

Data

18/02/2014 a 19/02/2014

Horários

Confira os horários na programação ao lado

O Festival Internacional de Cinema Sem Fronteiras (Senza Frontiere / Whitout Borders Film Festival) chega pela primeira vez ao Brasil no MIS. O evento evidencia o cotidiano dos presidiários e tem como tema: Abre a porta/Open the door que traz a vida na prisão através dos olhos dos detentos – que falam sobre suas ansiedades, sentimentos, sonhos e expectativas.

Além de filmes, a programação do Festival inclui palestras, performance, apresentação musical e gastronomia italiana. A entrada para todas as atividades é gratuita.

Um dos destaques do festival é o filme italiano Il Riscatto, dirigido por Giovanna Taviani, que tem como protagonista Salvatore Striano. A película conta a história da redenção de um detento, que se inspira nas obras de Omero, Dante e Shakespeare  para reconstruir a sua vida.

O segundo dia do festival é dedicado ao tema da guerra e da opressão. O filme em exibição, de direção do italiano Gillo Pontecorvo é a Batalha de Argel. O filme recria o período da revolução argelina nos anos 50, mostrando o ponto de vista de franceses e argelinos sobre o processo de independência.

Tradicionalmente,  em todos anos, o festival sempre dedicou uma atenção especial às mulheres e a violência. Com a projeção ítalo-iraniana Iran: velada e revelada novamente, dirigido por Firouzeh Khosrovany, o curta-metragem conta a história de mulheres iranianas, por meio de material de arquivo da Cinecittà, além de imagens tiradas do álbum de família do próprio diretor. Por fim, a seleção Plura+Selection, criada para estimular os jovens de todo o mundo para lidar com questões como a integração de projetos de vídeo, identidade, diversidade, direitos humano apresenta obras da Itália, Austrália e Bélgica.

Confira a programação completa:

18.02 Terça-feira
13h

Abre a Porta (Open the Door)
Dir. Shahram Karimi, 2013, Itália/Irã, 15 min
Dirigido pelo artista iraniano Shahram Karini, este vídeo foi feito durante um workshop de duas semanas com quinze detentos da prisão de segurança máxima segurança de Maiano, em Spoleto. 

Querô 
Drama, dir. Carlos Cortez, Brasil, 2007, 99 min
Querô é um menor abandonado, criado pela vida, sobrevivendo sozinho na região portuária de Santos, em situação de pobreza e abandono. Querô não se submete à disciplina opressora da Febem, e muito menos aos policiais corruptos que o perseguem. O elenco do filme conta com Maria Luisa Mendonça, Ailton Graça, Milhem Cortaz, Angela Leal, o estreante Maxwell Nascimento e mais 40 garotos capacitados pelo projeto de inclusão social “Oficinas Querô”.

14h30
Debate “Arte, prisão, criatividade e transformação”
Com a diretor Carlos Cortez e o ator Maxwell Nascimento.

16h
O som ao redor 
Drama, dir. Kleber Mendonça Filho, 2012, Brasil, 131 min, 16 anos
A vida numa rua de classe-média da zona sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranquilidade para alguns, tensão para outros, tudo em uma comunidade que parece temer muita coisa. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho.

Plural + Selection 
2013, Itália/Austrália/Bélgica, 13 min
Plural+ incentiva os jovens ao redor do mundo a elaborar vídeo-projetos a respeito de temas como integração, identidade, diversidade, direitos humanos. A seleção deste ano apresenta obras de Itália, Austrália, Bélgica.

18h45
Iran: Unveiled and Veiled Again 
Dir. Firouzeh Khosrovany, 2013, Italia/Irã, 13 min
O curta conta a história das mulheres iranianas utilizando material do arquivo da Cinecittà e do álbum de família da diretora.

19h
Abre a porta – Som e Movimento 
Itália e Brasil, tradição e contemporaneidade
Concerto
Duo Melissa Freire & Luiz Cavalcante – voz e violão
Duo de dança contemporânea Studio Dança Mundi
“Mariah”: Carol Moreira & Jane Oliveira

Coquetel

20h30

Il Riscatto 
Documentário, dir. Giovanna Taviani, 2013, Itália, 24 min – Com Salvatore Striano
Uma história de redenção de Napoli para San Miniato. Como Homero, Dante, Shakespeare podem virar a página de uma vida perdida.

As Quatro Voltas (Le Quattro Volte) 
Drama, dir. Michelangelo Frammartino, 2010, Itália/Alemanha/Suíça, 90min
O filme percorre a vida nas colinas da Calábria. Um cabrito nasce e com dificuldade dá seus primeiros passos na vida. Uma sagrada representação percorre a rua principal da vila; um pau de sebo é içado. Um velho pastor doente que conduz suas cabras com cansaço e se medica com a argila que uma senhora lhe dá na sacristia da igreja depois de abençoada. O tempo corre. O diálogo do filme fica nas imagens: composições encantadoras de uma realidade atemporal que preservam a memória e a percepção.

19.02 – Quarta-feira
13h

Lixo Extraordinário (Wasteland)
Documentário, dir. Lucy Walker, 2010, Reino Unido/Brasil, 99 min, Livre
Documentário filmado entre 2007 e 2009, acompanha o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz em um dos maiores aterros sanitários do mundo: o Jardim Gramacho, na periferia do Rio de Janeiro. Lá, ele fotografa um grupo de catadores de materiais recicláveis para retratá-los. No entanto, o trabalho com esses personagens revela a dignidade e o desespero que enfrentam quando sugeridos a reimaginar suas vidas fora daquele ambiente. A equipe tem acesso a todo o processo e, no final, revela o poder transformador da arte e da alquimia do espírito humano. Estreou em 2010 no Sundance Film.

14h30
Degustação oferecida pela Sapore Italia & The Sign Foodhouse 
 

Governo do Estado de SP