MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Ficção Científica da Década de 1950: temor da bomba atômica e horrores da era nuclear

O curso apresenta a produção de filmes de ficção científica da década de 1950 e mostra como o cinema se apropriou do clima motivado pela Guerra Fria. Inscrições abertas!

Data

01/09/2014 a 10/09/2014

Horários

segundas e quartas, das 19h às 22h

Ingresso

R$100,00

Inscrições encerradas

 

O curso apresenta a produção de filmes de ficção científica da década de 1950, que substituiu o horror nas telas ao criar obras que exploravam as principais preocupações da época, como a conquista do espaço, viagens interplanetárias, invasões alienígenas, ataques de discos voadores e as consequências desastrosas de uma iminente guerra nuclear. Também mostra como o cinema se apropriou do clima paranoico motivado pela Guerra Fria entre EUA e URSS e o confronto entre as ideologias capitalista e comunista para criar filmes perturbadores e sensacionalistas, retratos pertinentes de uma era de medos e incertezas, nos quais a ameaça da perda da individualidade era um pesadelo frequente.

Uma centena de filmes americanos e ingleses, realizados entre 1950 e 1959, foram selecionados para representar o período, assim como uma análise da contraparte oriental, representada pela produção japonesa "Gojira" (1954), um dos mais poderosos filmes sobre as consequências da energia nuclear e seu poder destrutivo.

Sobre o professor
Carlos Primat é jornalista, crítico, historiador e pesquisador dedicado a tudo que se refere ao cinema de horror mundial. Publicou artigos em livros sobre a obra do cineasta José Mojica Marins e sobre o Horror no Cinema Brasileiro, além da parceria com a Heco Produções em mostras dedicadas ao gênero. Colaborou no livro "Maldito", de André Barcinski e Ivan Finotti, e co-produziu, juntamente de Paulo Duarte, a "Coleção Zé do Caixão" em DVD. Publicou textos nas edições especiais "O Livro do Horror" (Herói), "O Super Livro dos Filmes de Ficção Científica" (Superinteressante) e trabalha na organização de uma enciclopédia sobre filmes de horror.
Governo do Estado de SP