MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Filmes de SP em Clermont-Ferrand

Sessão especial e gratuita composta por cinco filmes paulistas

Data

27/04/2023

Horários

19h

Ingresso

Gratuito (retirado com uma hora de antecedência na bilheteria do MIS)  

Classificação indicativa 16 anos 

O MIS apresenta uma sessão especial e gratuita composta por cinco filmes paulistas que foram apresentados na edição deste ano do Festival Internacional de Curta-Metragem de Clermont-Ferrand, evento francês considerado o Festival de Cannes do curta-metragem.  

Após a exibição dos filmes, acontece a palestra “Por que precisamos de olhares plurais no audiovisual?”, ministrada pela cineasta Val Gomes. O encontro discute quais histórias e por quem elas foram contadas ao longo da trajetória do cinema brasileiro. E ainda: se elas dão conta da diversidade populacional do país; quem são as pessoas que estão por trás das câmeras e em toda a cadeia de funcionamento do audiovisual brasileiro; e se é possível mudar essa engrenagem. 

O programa foi apresentado em Clermont-Ferrand por uma iniciativa do Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum – e da Spcine, com apoio da Embaixada do Brasil na França. 

Sobre os filmes 

Ainda restarão robôs nas ruas do interior profundo 
(dir. Guilherme Xavier Ribeiro, São Paulo, Brasil, 2022, 14 min) 
Na periferia do interior profundo brasileiro, Luquinha tenta recuperar sua égua enquanto convive com o crime e o barulho ensurdecedor de uma cidade conservadora. O curta é vencedor do Prêmio Canal Brasil no Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum. 

Ararat 
(dir. Guto Gomes, São Paulo, Brasil, 2022, 17 min) 
Na véspera do centenário do genocídio armênio, dois irmãos, donos de uma confeitaria tradicional armênia em São Paulo, têm um embate ao descobrirem que o suposto supervisor do evento é um representante turco. Por meio desse conflito, observamos como cada geração possui sua própria percepção sobre cultura, resistência e família. 

Coleção antirracista: o mito da democracia Racial 
(dir. Val Gomes, São Paulo, Brasil, 2022, 12 min) 
Durante o século 20, a “democracia racial” criou a ideia da harmonia entre as raças no país, mas na realidade ela nunca existiu. Vamos conhecer a construção do pensamento da elite do século passado que investiu na imigração e no branqueamento da população, omitindo a contribuição do homem e da mulher negra na formação do Brasil. Conta com depoimentos de Cida Bento, Lia Schucman, Salloma Salomão e Sueli Carneiro. 

Do lado de cá 
(dir. Davi V. S. Silva, Nicole N. Neves, Guilherme da C. Silva, Yasmin M. Cunha, Felipe D. C. do Nascimento e Ronaldo S. dos Santos, São Paulo, Brasil, 2022, 5 min) 
Como é o dia a dia e quais são as aspirações dos jovens moradores da Cidade Tiradentes (São Paulo)? 

Tapuia 
(dir. Kay Sara e Begê Muniz, São Paulo, Brasil, 2022, 19 min) 
Sufocados pelo nosso próprio silêncio, nos tornamos aqueles que matam. 

Sobre a palestrante 
Val Gomes
é cientista social e documentarista. Roteirizou e dirigiu o documentário “Tecendo histórias e bordando novos caminhos”, que promoveu o intercâmbio entre mulheres da periferia de São Paulo e de Paris em 2009 e 2011. Foi pesquisadora sobre teatro negro, de gênero e político para a série “Cena inquieta”, do canal SescTV. Dirigiu o curta-metragem de ficção “A voz de Adélia" e codirigiu o longa-metragem “Dentro da minha pele”, lançado pela plataforma de streaming Globoplay. Dirigiu a “Coleção antirracista”, uma coletânea de oito documentários sobre a questão racial brasileira na perspectiva do pensamento antirracista, lançada em novembro de 2022. 

Sobre o Curta Kinoforum 
Criado em 1990, o Festival Internacional de Curtas de São Paulo – Curta Kinoforum é considerado o mais importante evento brasileiro em seu gênero. Sua programação reúne mostras dedicadas à produção brasileira, latino-americana e internacional, além de programas especiais e atividades paralelas. A 34ª edição acontece de 24.08 a 03.09.2023. 

Governo do Estado de SP