MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Foco nelas – Mulheres diretoras no cinema e na publicidade

Projeto reúne mulheres que trabalham, estudam ou se interessam pelo audiovisual e busca criar uma rede de trocas e fortalecimento na área.

Data

12/03/2019

Horários

Terça, às 17h

Ingresso

Gratuito | Retirada 1h antes na recepção

Compartilhe sua foto no evento com a hashtag #mis_sp

No dia 12 de março, terça, o MIS recebe a primeira edição do evento Foco nelas – Mulheres diretoras no cinema e na publicidade. O projeto reúne mulheres que trabalham, estudam ou se interessam pelo audiovisual e busca criar uma rede de trocas e fortalecimento na área.

Na primeira edição, participam representantes dos projetos Selo Elas/Elo Company, Free The Bid/Apro, FAMA/Avon e Publicis Brasil. Além de Suzanna Lira, Marianna Souza, Mariana Youssef, Bárbara Sturm e Carolina Gomes, participa do talk Eduardo Lorenzi, da Publicis Brasil, uma das grandes agências brasileiras que aderiram ao FreeTheBid em 2017. O bate-papo, que é gratuito e acontece a partir das 17h no Auditório MIS, será seguido de um pocket show de Rosa Rosah, às 18h30.

17h | Bate-papo

SUASANNA LIRA | Susanna Lira é uma documentarista brasileira que se concentra em temas como direitos humanos, política e violência. É conhecida por documentários como Mataram nossos Filhos (2016), Damas do samba (2016), Legítima defesa (2017), Torre das Donzelas (2018) e criação e direção da série Rotas do odio (2018), produzida pela Universal Channel. Susanna é pós-graduada em Direitos Humanos. Conquistou diversos prêmios, entre os quais Melhor Documentário e Melhor Direção no importante Festival do Rio, em 2018, por seu filme Torre das Donzelas, no qual entrevista mulheres que foram presas e torturadas na ditadura militar brasileira.

MARIANNA SOUZA | Formada em Relações Internacionais e com mestrado em Gestão de Negócios de Entretenimento pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), começou a sua carreira na Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Ali, atuou na equipe responsável pela gestão de projetos relacionados à economia criativa, promovendo negócios entre empresas brasileiras e internacionais em diversos segmentos culturais. Há dez anos, mudou-se para São Paulo para coordenar projetos corporativos. Na Associação Brasileira da Produção de Obras Audiovisuais (APRO), atuou na linha de frente na formatação de diversas parcerias estratégicas, tais como com o SEBRAE Nacional e com o Instituto CRIAR. Atualmente é Gerente Executiva do projeto FilmBrazil e está à frente de iniciativas nos principais festivais internacionais, tais como Cannes Lions; D&AD; SXSW.  No Brasil, tem sob sua responsabilidade a curadoria e produção executiva do festival WHEXT, dedicado à produção publicitária audiovisual. Recentemente, foi convidada para ser a Embaixadora do Movimento FreeTheBid no Brasil. O movimento nasceu nos EUA e luta pela diversidade na direção de filmes publicitários.

MARIANA YOUSSEF | Mariana estudou teatro na Escola Célia Helena por três anos, quando decidiu se tornar roteirista. De 1997 a 2005 ela trabalhou em agências como Ogilvy, F/Nazca e Lew Lara TBWA. Depois de uma carreira de quase 10 anos, ela entendeu melhor como poderia atuar no mercado e decidiu se tornar diretora. Como diretora, retornou as origens. Fez aulas de teatro na Judith Weston Studio em L.A, com o Mr. Guillermo Arriaga no Chile e frequentou a escola de Cinema de São Paulo. Dirigiu campanhas para J&J, Rolling Stones, Fiat, Sky, Natura, Samsung e etc. No entretenimento, seu último projeto foi o curta-metragem B-Flat, filmado na Índia e exibido em 2014 no Festival Internacional de Brasília, Festival Internacional do Cairo e no Festival de Cinema Internacional de Madri. Mariana também ganhou leão de prata no Festival de Cannes com o spot "Steves" para a Revista Rolling Stone argentina. Atualmente se prepara para filmar seu primeiro longa-metragem Os viúvos que está em fase de captação. Ao lado de Marianna Souza é embaixadora do FreeTheBid no Brasil, movimento que nasceu nos EUA e luta pela diversidade entre diretores na propaganda.

BARBARA STURM | Atua no mercado de comercialização de filmes desde 2007. Formada em cinema e com pós-graduação em Mobilização Digital, participou dos programas internacionais de especialização em distribuição de filmes: CICAE Training, do Festival de Veneza e Berlinale Talent Campus, do Festival Internacional de Cinema de Berlim. Atuou como programadora do Cine Belas Artes por quatro anos e como diretora da distribuidora Pandora Filmes, responsável pela aquisição e estratégia de lançamento no Brasil de 34 filmes brasileiros e internacionais – entre eles Que horas ela volta?, de Anna Muyalert. Na Elo Company, coordena a aquisição de projetos e filmes o Selo ELAS – fomento a longas dirigidos por mulheres.

CAROLINA GOMES | Formada em Letras pela Universidade de São Paulo e pós-graduada em Roteiro Audiovisual pelo SENAC-SP. Há 10 anos na Avon, é uma das idealizadoras do FAMA, Fundo Avon de Mulheres no Audiovisual, uma plataforma voltada à valorização das profissionais do setor audiovisual e à promoção de ações de formação, valorização e circulação de conteúdos que promovam a ampliação da representatividade de mulheres no setor.

18h30 | Pocket show com Rosa Rosah

ROSA ROSAH | A cantora Rosa Rosah com 20 anos de carreira, já participou de shows nos SESCS e SESIS de São Paulo, abriu o maior festival de Música Latina do Brasil Ilha Arriba e se apresentou nas principais casas de Show de São Paulo, como: Bourbon Street, All Of jazz, Ton Ton Jazz, Grazie a Dio, Azucar, Rey Castro, Blen Blen Brasil. A cantora tem o foco do seu trabalho  na mistura da música latina com samba, lançou  seu primeiro CD intitulado É Bom em 2018, com direção musical e arranjos de André Tinoco (trombonista da orquestra de Nelson Ayres)  o disco traz a brasilidade do samba , a raíz da MPB e a latinidade que nos convida a dançar. Sua banda é composta por Andrey Rodrigues (piano), Joao Paulo Gonçalves (guitarra), Felipe Galeano (contrabaixo), Felipe Kasteckas (bateria), André Tinoco (trombone), Felipe Aires (trumpet), Adriano Canetta (saxofone) e Marcelo Barro (percussão) e Alessandro Ribeiro (trumpet) e imprime a identidade da cantora nos palcos, com arranjos originais e inéditos.

Governo do Estado de SP