MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Foto Escambo

O MIS apresenta o Foto Escambo, evento que recebe fotógrafos amadores e profissionais para que possam trocar seus trabalhos de forma anônima com o objetivo de fomentar o colecionismo e o apreço pela imagem. Participe!

Data

19/05/2012 a 20/05/2012

Horários

sábado e domingo, 15h às 19h

O MIS apresenta o Foto Escambo, evento que recebe fotógrafos amadores e profissionais para que possam trocar seus trabalhos de forma anônima com o objetivo de fomentar o colecionismo e o apreço pela imagem.

Utilizando-se desta forma ancestral de comércio – a troca de um bem por outro, sem a necessidade de dinheiro – o encontro promove interação entre pessoas que gostam de fotografia. A dinâmica projeto é simples: após formado um banco inicial de imagens com doações de profissionais, para compor o acervo inicial, é montado um varal no espaço Foyer do Auditório MIS, com todas as fotografias, sem identificação do autor, com apenas um número no verso.

Em forma de varal, essas imagens serão expostas aleatoriamente e disponibilizadas para serem trocadas pelos interessados. Amadores e profissionais se misturam e escolhem a foto que mais lhes agrada, deixando uma de autoria própria no lugar da retirada. Cada participante pode trazer até cinco fotografias, no tamanho mínimo de 20 x 30 cm.

A identidade dos autores dos trabalhos é revelada somente após o evento, com a publicação da lista no blog do Foto Escambo (http://fotoescambo.com), com os nomes correspondentes aos números colados em cada foto. Entre os artistas, destacam-se nomes como Alexandre Urch, Alexandre Belém, Luciana Whitaker, Daniel Kfouri, Rogério Reis, Lívia Aquino e Lucio Adeodato.

Sobre o Foto Escambo
O projeto teve início em abril de 2010, primeiro em parceria com o Grupo Baita Profissional, durante o 4° FestFotoPoa. Sob o nome “Varal do Escambo” e de forma independente do festival, os fios foram instalados em frente ao Café do Cofre, no Santander Cultural. A partir de então, adotou-se o nome Foto Escambo e o projeto migrou para diferentes eventos por todo o país, como Território da Foto e o Salvador Foto Clube. Com média de 500 fotos inscritas em festivais e 250 na edição de um dia em São Paulo, o evento estimula o apreço pelo colecionismo, a troca de experiências e a valorização pela imagem, uma vez que uma das características do Escambo é só revelar o autor do trabalho depois da foto ser escolhida.

Governo do Estado de SP