Data
25/09/2010
Retirar ingresso a partir das 19h.
Classificação etária: 10 anos
Projeto idealizado pela Kinoforum e apresentado regularmente no Museu da Imagem e do Som desde meados de 2009, kinolounge investe em pesquisa de linguagens audiovisuais, sendo a experimentação e a novidade seus principais focos. Para a edição de setembro, última do ano, o grupo convidado Frame Circus criará trilhas sonoras para filmes mudos utilizando instrumentos variados.
O projeto Frame Circus nasceu como um exercício de composição e criação, quando Paulo Beto musicou alguns filmes clássicos. O grupo se completou com a entrada de Tatá Aeroplano (Cérebro Eletrônico, Jumbo Elektro, Zeroum) e Maurício Fleury, em 2006. Devido à experiência de Paulo Beto com música eletrônica, o trabalho tem uma forte presença de sintetizadores, drum machine, sampler e bases sequenciadas.
O repertório de Tatá Aeroplano acrescenta brinquedos e objetos não usuais, como placas de metais, instrumentos de sopro para crianças e um pedal de delay para criar efeitos espaciais. Dividindo com Paulo Beto a execução de instrumentos “tradicionais”, Maurício Fleury toca guitarra, sintetizador e piano elétrico.
O programa da apresentação é composto por: Annabelle Dances and Dances (W. K. L. Dickson, Willian Heise, James White e Edison, 1895, 6 min), Das Liben und die Liebe Eines Zartlichen Geschlechts (Stella Simon e Miklos Bandy, 1927/28, 13 min), The Furies (Slavko Vorkapich, 1934, 3 min), Alice in Wonderland (1903, 5 min), Le Joie de Vivre (Anthony Gross e Hector Hopper, 1934, 11 min), Mechanical Principles (Ralph Steiner, 1930, 10 min) e Moonland (Neil Mcguire e William A. O’Connor, 1924-26, 11 min).