Data
19/10/2009 a 05/11/2009
Horários
19, 26, 27, 30 out 5 nov 14h às 18h
Ingresso
R$ 60,00 (50% de desconto para estudantes)
Público alvo: Interessados na cultura gamer
Seleção: Disponibilidade de vagas
Vagas: 15 participantes
Inscrições aqui
Com Renata Gomes
Este módulo descreve os games como uma forma emergente de narrativa audiovisual, marcada, sobretudo, pela participação e imersão do jogador no universo da história. Para tanto, analisa duas grandes estratégias de agenciamento desenvolvidas pelos games: jogos de personagem e jogos de simulação. A primeira é caracterizada pela representação do interator no mundo do jogo através de um personagem física e diegeticamente implicado na história, como nos games de aventura e ação; a segunda, pela complexidade narrativa possibilitada pela estrutura sistêmica dos God Games e gêneros afins.
O curso conceitua narrativa como uma matriz de pensamento que adota características diversas em linguagens e mídias diferentes. Por último, analisa a importância dos personagens autônomos — os non-player characters — para o aumento da complexidade narrativa dos games e propõe o exercício conceitual e criativo de design de personagens para narrativas jogáveis.
Este workshop é parte do ciclo Mapa do Jogo: práticas, teorias & produção de games, realizado por especialistas em diversos aspectos do universo dos jogos eletrônicos, sob coordenação de Lúcia Santaella.
Sobre Renata Gomes
É doutora em Comunicação e Semiótica pela PUCSP, tendo desenvolvido pesquisa sobre narrativa e personagens nos games. Apresentou o artigo O design da narrativa como simulação imersiva na Segunda Conferência Internacional da Digital Games Research Association, em Vancouver, no Canadá.