MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Grandes pintores da história | Caravaggio, Velázquez, Michelangelo, Rubens, Leonardo, Rafael, Rembrandt e Bosch

Curso presencial | 03.04 a 23.05, quartas e quintas, das 19h às 21h

Data

03.04 a 23.05, quartas e quintas
Módulo I: 3 e 4 de abril
Módulo II:  10 e 11 de abril
Módulo III: 17 e 18 de abril
Módulo IV: 24 e 25 de abril
Módulo V: 02 e 08 de maio
Módulo VI: 15 e 16 de maio
Módulo VII: 22 e 23 de maio

Horário

Das 19h às 21h

Valor

R$75 cada módulo, total R$525 e na compra dos 7 módulos, ganhe 20% de desconto utilizando o cupom PINTOR20OFF (R$420 o curso completo)

Política de descontos

10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)   

20% de desconto para funcionários da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br

30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)   

Gratuidade na compra do 11º curso   

50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF)   

50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Local

Presencialmente no auditório LABMIS 

Vagas: 64 

Público: a partir de 16 anos   

Pré-requisito: não há    

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições 

Este curso é composto por 7 módulos de 2 encontros cada (que podem ser cursados separadamente), abordando de maneira bastante detalhada a história, a vida e a obra dos artistas Caravaggio, Velázquez, Michelangelo, Rubens, Leonardo, Rafael, Rembrandt e Bosch. O diferencial deste curso está na profunda pesquisa historiográfica realizada pelo professor doutor Claudinei Cássio de Rezende.  

Módulo I: Caravaggio, o mestre marginal  

O curso aborda a história da pintura barroca de Michelangelo Merisi, dito Caravaggio (1571-1610), alicerçado na historiografia de primeira mão, que se baseia nas biografias escritas por Baglione, por Bellori e Mancini. O curso analisa também a fortuna crítica do pintor, dando relevo ao momento derradeiro de sua vida e ao impacto intelectual que a obra teve em seu tempo.  

Aula 1 | Os anos iniciais de Caravaggio. A invenção do tenebrismo.  

Aula 2 | Os anos finais de Caravaggio, sua fuga e sua morte.  

Módulo II: Diego Velázquez: retratística original e transgressão do clássico  

O curso aborda a história da pintura espanhola seiscentista através do itinerário pictórico de Diego Velázquez (1599-1660), alicerçado na historiografia de primeira mão de Antonio Palomino e na fortuna crítica do pintor, dando relevo aos seus retratos mais importantes, como Juan de Pareja; Inocêncio X; A Família de Filipe IV; Filipe, o Próspero; e Sebastian de Morra. Abordará dimensão original da Velázquez, com a transgressão dos modelos clássicos e mitológicos.  

Aula 1 | Diego Velázquez, uma retratística original.  

A aula trata da importância da pintura de retrato no Renascimento, chegando à pintura barroca espanhola e a característica popular do gênero bodegón na pintura de Velázquez. Adentra na história do retrato de Conde Duque de Olivares e da chegada do pintor na corte espanhola.  

Aula 2 | Diego Velázquez, a quebra dos modelos clássicos.A aula trabalha os retratos produzidos na maturidade de Velázquez e aborda a originalidade do mestre espanhol, verificando não só os comentários da historiografia original de Palomino como também a fortuna crítica da discussão sobre seu itinerário pictórico revolucionário a respeito da dissolução dos modelos clássicos.  

Módulo III: Michelangelo: o divino  

O curso aborda um dos mais importantes artistas do Renascimento, o escultor, arquiteto e pintor Michelangelo (1475-1564). O artista foi responsável por uma das mais significativas viragens no estatuto social artístico do Renascimento e teve sua biografia escrita ainda em vida por Ascanio Condivi (1553) e Giorgio Vasari (1550 e 1568). O curso aborda dos primeiros aos últimos anos do artista.  

Aula 1 | O que é o modelo clássico, uma arte em torno do ideal antigo.  

Aula 2 | A maturidade de Michelangelo e seu flerte com o maneirismo.  

Módulo IV: Peter Paul Rubens: entre a pintura e a diplomacia  

O curso aborda a história da pintura de Peter Paul Rubens (1577-1640), prolífico pintor do barroco, que transita entre o norte da Europa continental e o mundo italiano, sendo o pintor de maior sucesso e celebridade em seu tempo, observando a sua relação de maestria com Velázquez e Van Dyck. O curso aborda também a dimensão ativa de sua função diplomática durante duas guerras em curso naquela altura: a Guerra dos Trinta Anos e a Guerra dos Oitenta Anos.  

Aula 1 | Rubens e os anos iniciais.  

Aula 2 | Rubens, entre a pintura a diplomacia.  

Módulo V: Classicismo da Alta Renascença: Leonardo e Rafael  

O curso aborda um momento fundamental da história da arte do Renascimento, que está em torno do neoplatonismo e de um ideal de beleza configurado na ideia do belo idealizado e sublime (kalokagathia). Trabalha a influência dos literati no processo estético que ficou conhecido como Classicismo da Alta Renascença. Apresenta o conteúdo a partir de figuras fundamentais como Leonardo da Vinci (1452-1519) e Rafael (1483-1520).  

Aula 1 | O que é o modelo clássico, e o significado histórico da Renascença.  

Aula 2 | Leonardo da Vinci e Rafael: os pintores do Renascimento.  

Módulo VI: Rembrandt e o mercado de arte do século 17  

O curso aborda a história da pintura holandesa do século 17, conhecida como a Era de Ouro, o século 17, com relevo especial na trajetória de Rembrandt van Rijn (1606-1669) e no surgimento do mercado de arte, que ocasiona a depauperação do ofício do pintor. No mercado de arte holandês temos a figura do marchand, fundamental para mediar a nova relação entre os pintores e as comissões artísticas. Um dos resultados deste processo é a impessoalidade da pintura. Como consequência da dificuldade de atribuição de autoria sobre uma pintura, um mercado de obras de arte falsificadas inunda o mundo, e também resulta em atribuições equivocadas no século 20, como o famoso caso de Vermeer falsificado por Van Meegeren.  

Aula 1 | Rembrandt e o mercado de arte.  

Aula 2 | Vermeer e a era da falsificação.  

Módulo VII: Hieronymus Bosch: Um renascentista rebelde  

O curso aborda a pintura e a época de Hieronymus Bosch (c.1450-1516), um artista cuja atribuição precisa de pinturas não chega a trinta, mas que sem dúvida alguma percorre o imaginário coletivo até os dias de hoje graças às suas visões fantásticas e originais.  

Aula 1 | Perspectivas sobre Bosch, ascensão social e estatuto artístico.  

Aula 2 | O labirinto das imagens de Bosch: as obras maduras  

Sobre o professor Claudinei Cássio de Rezende

Claudinei Cássio de Rezende é professor de história da arte, realizou pós-doutorado em história moderna (PUC-SP/Capes, 2017-2018) sobre o estatuto social do pintor no barroco holandês. É doutor em ciências sociais (Unesp/Fapesp, 2011-2015) com tese sobre o filósofo da estética György Lukács. Também é mestre, bacharel e licenciado em ciências sociais, licenciado e especialista em História. Atualmente é professor de história da arte na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e é professor de Arte Clássica no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.  

Condições dos cursos MIS

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Governo do Estado de SP