MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

História da Arte no Brasil – Módulo I

O curso analisa a arte no Brasil a partir de dois momentos: a fundação da Academia de Belas Artes no Rio de Janeiro e a Semana de Arte Moderna.

Data

19/09/2016 a 13/10/2016

Horários

segundas e quintas, das 19h às 22h

Ingresso

R$100,00

Inscrições encerradas

Veja as condições dos Cursos MIS:

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.
 
→ Vagas remanescentes e lista de espera
Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.
 
→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
 
Para eventuais dúvidas, escreva para: labmis@mis-sp.org.br

Este curso de História da Arte no Brasil propõe, num primeiro momento, uma análise do modelo artístico desenvolvido no Brasil a partir da chegada da Missão Artística Francesa que funda aqui a Academia de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

Ao longo do século XIX e início do século XX, a arte acadêmica imprime uma marca na cultura brasileira. O intercâmbio dos artistas através dos prêmios e bolsas de viagem à Europa concedidos pela Academia têm papel decisivo na formação de artistas como, por exemplo, Victor Meirelles, Pedro Américo, Almeida Junior, entre tantos, assim como no ambiente que se forma a partir da Academia de Belas Artes.

Num segundo momento, a análise se volta para as manifestações de ruptura a partir da exposição de Anita Malfatti, em 1917, e da Semana de Arte Moderna e seus desdobramentos nas décadas seguintes.

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições

Sobre a professora
Paula Palhares é doutora em comunicação e semiótica pela PUC-SP (2000), mestre em ciências da comunicação pela ECA-USP e tem licenciatura em artes plásticas pela FAAP, onde é professora de história da arte na Faculdade de Artes Plásticas. Foi professora de história da arte em diversos cursos de bacharelado do Senac São Paulo e coordenadora do setor educativo do Itaú Cultural.

Governo do Estado de SP