MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

História do cinema mundial: uma introdução

Curso online | 03, 04, 10, 11, 17, 18, 24, 25 de setembro, 01, 02, 08 e 09 de outubro, terças e quartas, das 18h às 20h

Data

03, 04, 10, 11, 17, 18, 24, 25 de setembro, 01, 02, 08 e 09 de outubro, terças e quartas

Horário

Das 18h às 20h

Valor

R$250

Política de descontos

10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

20% de desconto para funcionários da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br

30% de desconto na compra do 6º curso (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)   

Gratuidade na compra do 11º curso   

50% de desconto para pessoas 60+ (cupom IDOSO50OFF, limitado a 5 vagas por curso, 1 por CPF)   

50% de desconto para membros do Clube MIS

50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Local

As aulas acontecem online, ao vivo (pelo Zoom), e a gravação pode ser acessada até uma semana após o último encontro. 

Vagas: 64 

Público: a partir de 16 anos

O curso propõe um passeio pelas principais inovações estéticas, técnicas e de linguagem ocorridas desde o nascimento do cinema, em 1895, até os diretores da contemporaneidade. Destinado a todos os públicos, este curso abraça as diferentes propostas de linguagem dos movimentos cinematográficos, como as vanguardas francesas e o expressionismo alemão, passando pelo advento do cinema moderno com o neorrealismo italiano e a onda dos cinemas dos anos 1960 com a nouvelle vague. As aulas também trarão as inovações e conquistas de grandes indústrias cinematográficas, como Hollywood, bem como o cinema autoral de diretores como Stanley Kubrick, David Lynch e Quentin Tarantino. Além disso, também serão abordados o cinema europeu contemporâneo, bem como as principais inovações estéticas do cinema asiático, a proposta da montagem intelectual do cinema soviético, o melodrama do cinema espanhol e, claro, a história do cinema brasileiro, desde os primeiros filmes até a retomada do cinema nacional.    

Aula 1 | O nascimento do cinema  

Os primeiros anos. Os irmãos Lumière x Mélies. A formação da linguagem cinematográfica. Avanços técnicos. O cinema como arte. O cinema clássico. Exibição de trechos de filmes do início do cinema, como “O cantor de jazz” e “Viagem à Lua”.  

Aula 2 | Escolas russa e alemã  

Griffith nos EUA. Ensenstein na Rússia. O conceito de montagem. Teorias cinematográficas. Romantismo alemão. Expressionismo. Exibição de trechos de “O encouraçado Potemkin” e “O gabinete do dr. Caligari”.  

Aula 3 | Surrealismo x naturalismo  

Dreyer e o cinema dinamarquês. Stroheim e o realismo. Novos rumos do cinema norte-americano. Novos rumos do cinema alemão. Fritz Lang. Exibição de trechos de “O vampiro de Dusseldorf”. 

Aula 4 | Hollywood  

A formação dos estúdios. O esquema hollywoodiano. O surgimento dos gêneros. Blockbusters. Exibição de trechos de “O nascimento de uma nação”.   

Aula 5 | Western – o faroeste americano  

John Ford e o gênero americano. Ascensão e queda do gênero. O faroeste no mundo (western spaghetti).   

Exibição de trechos de “Rio Grande” e “E o sangue semeou a Terra”.  

Aula 6 | Filme B e crise em Hollywood  

Conceitos. Decadência dos estúdios. Televisão x cinema. Policial e erotismo. 

Aula 7 | O cinema moderno nos EUA  

A América por Howard Hawks, Alfred Hitchcock, Billy Wilder e Orson Welles. Exibição de trechos de “Levada da breca”, “Disque M para matar” e “Cidadão Kane”.  

Aula 8 | O cinema moderno no mundo  

O mundo por Jean Renoir, Yasujiro Ozu e Douglas Sirk. Exibição de trechos de “A grande ilusão”, “A viagem a Tóquio” e “Tudo que o céu permite”.  

Aula 9 | O neorrealismo italiano  

Conceitos e contexto. Dramas sociais. O neorrealismo influenciando o mundo. A Itália depois do neorrealismo. Exibição de trechos de “Roma, cidade aberta” e “Alemanha, ano zero”.  

Aula 10 | A nouvelle vague  

Surgimento e conceitos. As gerações Truffaut, Resnais e Godard. Influências mundiais. O fim da nouvelle vague na França e o que vem depois. Exibiçãode trechos de “Os incompreendidos” e “Alphaville”.  

Aula 11 | Correntes internacionais 1 – Ásia e África  

O cinema de Abbas Kiarostami e Amos Gitai. Bollywood – a Índia nas telas. Grandes diretores africanos. O Japão contemporâneo. Exibição de trechos de “Free zone”, “Kabul express” e “Zaitochi”.  

Aula 12 | Correntes internacionais 2 – Europa e Américas  

O Leste Europeu. França e Itália contemporâneas. O cinema inglês. Latinidades: o cinema de língua espanhola. Exibição de trechos de “Conto de primavera”, “O quarto do filho”, “Fale com ela” e “La niña santa”. 

Sobre o professor Franthiesco Ballerini

Franthiesco Ballerini é jornalista e doutor em Comunicação Midiática, Processos e Práticas Socioculturais, com especialização em Audiovisual e Jornalismo Cultural. Acumulou experiência como repórter, redator, crítico de cinema e correspondente em países como EUA, Índia, Canadá, México e Argentina para o jornal O Estado de S.Paulo e para a Rádio Eldorado. Foi crítico de cinema da TV Gazeta e colunista de jornalismo cultural do Observatório da Imprensa. Atualmente, é colunista de soft power do norte-americano Fair Observer. Ministrou palestras e masterclasses sobre cinema e jornalismo na Universidade de Chicago, Universidade de Illinois, Universidade Loyola de Chicago e Universidade de Harvard, nos EUA, além da Freie Universitat, de Berlim (Alemanha). É autor dos livros “Diário de Bollywood” (2009), “Cinema brasileiro no século 21” (2012), “Jornalismo cultural no século 21” (2015), “Poder suave – soft power” (2017), com prefácio do ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, e “História do cinema mundial” (2020), prefaciado por Walter Carvalho, diretor de fotografia de “Central do Brasil”, indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Produziu filmes, como os documentários “Bollyworld” e “Legacy”, este feito para a marca italiana Giorgio Armani, além de “Nome”, seu primeiro trabalho de direção e roteiro, tendo participado de seis festivais nacionais e internacionais.  

Condições dos cursos MIS

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas
Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou por motivos de caso fortuito ou força maior, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos (por e-mail) para passar as informações necessárias.

→ Problemas técnicos
Caso ocorra algum problema técnico que impeça a realização da aula, entraremos em contato com os alunos por e-mail informando a providência que será tomada em conjunto com o professor e a equipe do MIS.

→ Cancelamento de matrícula
Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um e-mail com sua solicitação no prazo máximo de até sete dias após a compra. Caso a realização desta compra tenha acontecido em tempo inferior a sete dias do início do curso, o cancelamento fica limitado a 48 horas antes do início do curso
Se o cancelamento da matrícula for efetuado após os prazos acima indicados, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.
Cursos ofertados como combo não concedem o direito de reembolso por módulos após o início do primeiro módulo, já que, após a venda, ela se torna indisponível, impossibilitando que outro interessado faça a compra.

→ Certificado
Para receber o certificado de participação, é necessário assistir a 75% das aulas ministradas. O certificado será enviado no prazo de até 10 dias úteis para o -email cadastrado no ato da matrícula.

→ Desconto para pessoas a partir de 60 anos
A pessoa que irá fazer o curso deve ter 60 anos ou mais para ter direito ao desconto de 50% no valor, independentemente da idade da pessoa que adquiriu o curso, caso não seja o próprio aluno que tenha adquirido e feito o pagamento.

→ 10% de desconto após a 1ª compra (cupom MIS10OFF)

→ 30% de desconto na compra do 6º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021 (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br)

→ Gratuidade na compra do 11º curso. Cursos comprados a partir de junho de 2021

→ 50% de desconto para professores da rede pública de ensino do Estado de São Paulo (enviar e-mail para cursos@mis-sp.org.br com cópia do holerite atual mais documento de identidade. Limitado a 5 vagas por curso)

Para eventuais dúvidas, escreva para: cursos@mis-sp.org.br

Governo do Estado de SP