MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

História do Cinema Paulista e o sucesso de Mazzaropi

O curso pretende fornecer uma visão ampla e contextualizada sobre a atividade cinematográfica do estado de São Paulo de todos os tempos. 

Data

13/07/2015 a 29/07/2015

Horários

segundas e quartas, das 19h às 22h

Ingresso

R$100,00

O curso tem como objetivo fornecer uma visão ampla, panorâmica e contextualizada sobre a atividade cinematográfica do estado de São Paulo de todos os tempos. Iniciando pela heroica fase da Era Muda, quando o cinema paulista começa suas atividades fundamentado sobre a atividade publicitária, e passando pela fase de profissionalização dos estúdios, que tem como ponto máximo a instalação da Companhia Cinematográfica Vera Cruz.

O curso discorre sobre os problemas do Cinema Paulista vividos com o advento do Cinema Novo, a eterna concorrência com o cinema carioca, conflitos com a Embrafilme, nascimento, ascensão e morte do Cinema da Boca do Lixo (que deu ao Brasil sua única Palma de Ouro até agora), com ênfase na bem sucedida e única experiência de Mazzaropi, o ciclo das pornochanchadas, o Cinema Erótico, a volta por cima através de grandes produtoras paulistas, e o “efeito Globo Filmes”. Tudo contextualizado pela situação histórico-social de cada período e ilustrado com trechos dos mais importantes filmes produzidos no Estado. 

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições

Sobre o professor
Celso Sabadin é graduado em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero e em Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Desenvolve uma intensa atividade profissional na área do audiovisual desde 1979. Ministra cursos livres e oficinas de História, Linguagem e Crítica Cinematográfica na rede de Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, na rede de bibliotecas públicas do município de São Paulo. É autor dos livros Vocês ainda não ouviram nada – a barulhenta história do Cinema Mudo, Éramos apenas paulistas, biografia do cineasta Francisco Ramalho Jr., e O Cinema como Ofício, biografia do cineasta Jeremias Moreira. 

Governo do Estado de SP