MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Histórias em quadrinhos: gênero e representação

O objetivo desse curso é discutir a representação de gênero nas histórias em quadrinhos, o impacto da representatividade nesse mercado, e como as HQs podem ser uma ferramenta potente no debate sobre igualdade e equidade de gênero.

Data

04/02/2019 a 27/02/2019

Horários

Segundas e quartas, das 19h às 22h | 08 encontros

Critério de seleção: ordem de chegada das inscrições.

Público: para maiores de 18 anos

O mercado de quadrinhos é gigantesco e movimenta cifras milionárias ao redor do mundo. As HQs são uma forma de viajar, conhecer lugares, culturas e personagens. E, assim como em toda a cultura pop, as mulheres não só gostam de ler HQs como são produtoras dessas histórias. No entanto, esse ainda segue sendo um ambiente predominantemente masculino, com histórias e personagens bem machistas, com pouquíssima diversidade e representatividade em editoras, eventos e premiações. Em meio a tudo isso, a internet se tornou uma ferramenta poderosa de auto publicação e contato direto com o público. O objetivo desse curso é discutir a representação de gênero nas histórias em quadrinhos, o impacto da representatividade nesse mercado, e como as HQs podem ser uma ferramenta potente no debate sobre igualdade e equidade de gênero. Podem participar quadrinistas, jornalistas, leitores e fãs de quadrinhos.

Convidadas: Helô D'Ângelo, Lila Cruz e Daniela Cantuaria (Ugra Press).

Sobre a professora
Gabriela Borges
é jornalista e mestra em antropologia. É criadora da Mina de HQ, trabalho de pesquisa, curadoria e divulgação de histórias em quadrinhos feitas por mulheres, pessoas trans e não-binárias, que tem como objetivo qualificar o debate sobre gênero, diversidade e direitos humanos por meio das HQs.

Condições dos cursos MIS

→ Cancelamento do curso ou mudança de datas

Se o número mínimo de inscritos não for alcançado ou em caso de imprevistos, o curso poderá ser cancelado ou ter datas e horários alterados. Nesse caso, a equipe MIS entrará em contato com todos os inscritos para informar.

→ Vagas remanescentes e lista de espera

Caso receba um e-mail informando que sua inscrição está numa lista de espera, aguarde o contato da equipe MIS até 07 (sete) dias antes do início do curso. Se não receber o e-mail com as orientações de matrícula dentro deste prazo, significa que não houve nenhuma desistência e que não há vagas remanescentes para do curso em questão.

→ Cancelamento de matrícula

Para cancelar sua matrícula e pedir reembolso do valor pago, envie um email com sua solicitação no prazo máximo de até 07 (sete) dias antes do início do curso. Será devolvido 80% do valor pago.

Se o cancelamento da matrícula for efetuado após o prazo de 07 (sete) dias, não haverá devolução do valor pago, mas o participante poderá indicar outra pessoa para sua vaga, que gozará dos 100% já pagos.

→ É proibido o acesso às salas de aula com mochilas/bolsas.

Para eventuais dúvidas, escreva para: labmis@mis-sp.org.br

Governo do Estado de SP