MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

In-Edit Brasil: Programação de sábado, 27 de junho

Confira detalhes dos documentários musicais da primeira edição do Festival In-Edit para este dia

Data

27/06/2009

Ingresso

Entrada: R$ 5 para cada sessão. Meia-entrada (estudantes, menores de 12 anos): R$ 2,50. Maiores de 65 anos não pagam.

Confira a programação de sábado (27):

14h: Fernando Trueba Apresenta: El milagro de Candeal, Fernando Trueba. Espanha, 2004. Falado em espanhol e português. Legendado. 35 mm. 133 min

Bebo Valdés, grande pianista cubano de 85 anos exilado em Estocolmo desde os anos 40, viaja a Salvador para conhecer o país e conversar com grandes nomes da música brasileira como Caetano Veloso, Marisa Monte, Gilberto Gil. Sob as lentes de Fernando Trueba, o música chega ao Candeal, bairro periférico onde Carlinhos Brown, junto com a comunidade, fazem uma verdadeira revolução social e musical.

16h:  Fernando Trueba Apresenta: Calle 54, de Fernando Trueba. Espanha, 2000. Falado em espanhol. Legendado. 35 mm. 105 minutos

Uma declaração de amor ao Jazz Latino. Fernando Trueba une seus músicos favoritos para uma sessão musical única. Artistas brasileiros (como Eliane Elias), cubanos (Paquito DRivera, Bebo e Chucho Valdés), espanhóis (Chano Domínguez), dominicanos (Michel Camilo), portorriquenhos (Tito Puente e Jerry González) e argentinos (el Gato Barbieri) revezam- se frente à lente do diretor em uma demonstração de talento, técnica e musicalidade.

18h: Música Subterrânea, de Luciano Coelho. Falado em português. DVCPRO e DVD. 115 minutos

Baseado na pesquisa Música Subterrânea: o jazz em Curitiba como elemento significante para os contornos do cenário sócio-cultural da cidade, este documentário resgata as muitas histórias que a capital paranaense guarda. Por meio de uma série de bate-papos entre cinco gerações de músicos jazzistas da cena curitibana, o filme vai revelando como músicos tão importantes como Airto Moreira, Raul de Souza, Gebran Sabbag, entre outros, criaram um panorama musical despretensioso e de tantíssima qualidade.

20h: Fandango!, de Rene Goya Filho. HD. 74 min 

Documentário que retrata um dos maiores músicos instrumentais do Brasil. Renato Borghetti conquistou reconhecimento nacional e internacional como um músico excepcional, interpretando canções com características marcantes. Ligado à tradição, suas músicas nunca escapam à sua raiz gaúcha. O filme acompanha Renato durante a produção de seu último trabalho, o CD Fadango, gravado na própria fazenda do músico, em meio a lindas paisagens do sul do Brasil, levando para o ambiente rural a mais moderna tecnologia.

22h: Ozawa, de Albert Maysles. USA, 1985. Falado em inglês, alemão e japonês. Legendado. Betacam SP. 57 min

Essa obra-prima de Albert Maysles conta a história de Seijo Ozawa, o aclamado diretor de orquestra japonês, que dirigiu algumas das mais importantes orquestras sinfônicas do mundo e foi considerado traidor em seu país natal. Esse filme revela a parte mais íntima de Ozawa: sua família, seus alunos, seu método de trabalho e seu pensamento.

Sobre o Festival
O primeiro festival internacional do documentário musical chega ao Brasil com sede no MIS. Além de quatro curtas-metragem brasileiros, ao todo são 29 longas internacionais e 18 nacionais. Destes últimos, seis serão avaliados pelo público em uma competição que levará o melhor documentário musical brasileiro inédito para ser apresentado em Barcelona, em outubro.

Nascido em Barcelona há 7 anos, o In-Edit chegou há 5 anos em Santiago do Chile e, em 2009, desembarcou em Buenos Aires e Puebla (México), antes de aterrizar em terras brasileiras.

Governo do Estado de SP