MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

In-Edit Brasil: Programação de sexta, 26 de junho

Confira detalhes dos documentários musicais da primeira edição do Festival In-Edit para este dia

Data

26/06/2009 a 05/07/2009

Ingresso

Entrada: R$ 5. Meia-entrada (estudantes, menores de 12 anos): R$ 2,50. Maiores de 65 anos não pagam.

Confira a programação do Festival para sexta, dia 26 de junho:

14h: Recife Beat, de Pedro Paulo Carneiro. Brasil,  Falado em Português. Digital. 85 min.

Recife deu ao Brasil a cena musical mais interessante dos últimos 20 anos: o manguebeat. Com o festival Rec Beat como pano de fundo, os protagonistas desse movimento, encabeçado por Chico Science, contam em primeira pessoa todos os detalhes que levaram a cultura pernambucana a conectar-se com as últimas tendências da música, do teatro, da dança, da distribuição de informação, do cinema e da cultura popular. Um documento completo para entender os caminhos da nova música brasileira.

16h: Mostra Curta um Som

Jaguaribe Carne: Alimento da Guerrilha Cultural, de Fabia Fuzeti e Marcelo Garcia. Brasil. HDV. 30 min

Jaguaribe Carne é uma ação cultural criada pelo irmãos Pedro Osmar e Paulo Ró nascida em João Pessoa, Paraíba, em 1974, e que influenciou a música do nordeste brasileiro. A história desse movimento de vanguarda popular que estremeceu o nordeste do Brasil é contada por Lenine, Gilberto Gil, Elba Ramalho, entre outros.

Maestro Formiga, de Amaro Filho e Rafael Coelho. Brasil. DVD Cam. 30 min

Esse curta gravado em Recife, São Paulo, Brasília e no Rio de Janeiro mostra a trajetória profissional do Maestro Formiga, compositor e arranjador com mais de três décadas de carreira. Ele conta como compõe seus frevos, sua alegria em formar novos músicos, reencontra velhos amigos e revela o amor pelo que faz.

Rec and Beat, de Pedro Bayeux. Brasil. DVD. 62 min

Documentário formado por três capítulos sobre o festival gratuito que acontece no carnaval da cidade do Recife. "Recbeat e o Hipertexto" mostra a relação entre o Festival Recbeat, que ocurre no carnaval do Recife, e novos paradigmas do cenário musical pós-internet. "Recbeat e a Propriedade: Caos e toda Coreografia Possível" questiona se a música é uma propriedade como outra qualquer. "Recbeat, uma canção desesperada" finaliza com o mote "existe a música sem a experiência ao vivo?" .

18h: Calangos e Calangueiros, de Flávio Cândido. Brasil. DVCam NTSC. 71 min.

O documentário musical faz uma viagem pelo vale do rio Paraíba do Sul ao lado do mestre Alcides Isaú em busca do paradeiro do calango e de outros calangueiros, revelando essa tradição poética e musical da roça brasileira. Conta com a participação de mais de 60 calangueiros de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

20h: Sessão Dupla 

Teu Canto de Praia,
de Manu Sobral. Brasil. HD. 60 min


Documentário para entender a vida dos caiçaras por meio da sua música e do seu modo de vida que imerge no universo caiçara de hoje, através da música, mangues e matas. Filme poético, resultado de dois anos de pesquisa e convivência com os caiçaras fluminenses, paulistas e paranaenses para descobrir a origem do som, identificar seus conflitos religiosos, a criação de reservas ambientais, o turismo etnocultural e a especulação imobiliária. 

Nós Somos um Poema, de Sérgio Sbragia e Beth Formaggini. 35 mm. 17 minutos

Esse curta-metragem conta a história da quase desconhecida parceria de dois gênios da música popular brasileira: Pixinguinha e Vinicius de Moraes. Reunidos para compor a trilha sonora do filme de Alex Viany, Sol sobre a lama, produzido em 1963, em Salvador, esses dois mitos deram forma a uma obra de  beleza única e pouco conhecida entre seus fãs. Testemunhas, parentes e amigos contam essa história quase secreta da música brasileira.

Sobre o Festival
O primeiro festival internacional do documentário musical chega ao Brasil com sede no MIS. Além de quatro curtas-metragem brasileiros, ao todo são 29 longas internacionais e 18 nacionais. Destes últimos, seis serão avaliados pelo público em uma competição que levará o melhor documentário musical brasileiro inédito para ser apresentado em Barcelona, em outubro.

Nascido em Barcelona há 7 anos, o In-Edit chegou há 5 anos em Santiago do Chile e, em 2009, desembarcou em Buenos Aires e Puebla (México), antes de aterrizar em terras brasileiras.

Governo do Estado de SP