MIS

Museu da Imagem e do Som

MIS

Museu da Imagem e do Som

Carregando Eventos

Interação na Diversidade: cinema gay espanhol de hoje

Parceria entre o MIS e o Instituto Cervantes, o ciclo de filmes mostra uma parcela da recente produção audiovisual espanhola que aborda o tema da diversidade sexual.

Data

24/06/2010 a 27/06/2010

Horários

Confira os horários na programação ao lado.

Retirada de ingressos com uma hora de antecedência. Classificação etária: 18 anos.

Fruto de parceria entre o MIS e o Instituto Cervantes, o ciclo de filmes Interação na Diversidade: Cinema Gay Espanhol de Hoje reúne curtas e longas-metragens que abordam o tema da diversidade sexual. A seleção procura explicitar as formas de convivência surgidas de uma crescente admissão da diversidade como característica essencial das sociedades democráticas. As grandes cidades criam espaços de interação onde a diversidade se manifesta através de formas e conteúdos muito mais visíveis, o que cria uma nova perspectiva sobre as intersecções entre o indivíduo e a sociedade. Algumas dessas novas oportunidades e problemáticas aparecem retratadas neste ciclo que mescla diversos formatos de cinema e apresenta uma parcela da recente produção audiovisual espanhola. Na abertura da programação, o idealizador e codiretor do Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual, André Fischer, falará sobre os filmes e o espaço que o cinema gay vem ganhando nos últimos anos.
 

Programação
24 de junho, quinta
18h : sessão 1 – Eu Só Olho, Pulsões, O Móvel das Fotos, Lala, ¡Vaya Paquete!
19h: conversa com André Fischer
19h15: sessão 2 – Chuecatown
 
25 de junho, sexta
18h :  sessão 1 – Eu Só Olho, Pulsões, O Móvel das Fotos, Lala, ¡Vaya Paquete!
19h15: sessão 3 – Campillo sim, quero
 
26 de junho, sábado
16h :  sessão 1 – Eu Só Olho, Pulsões, O Móvel das Fotos, Lala, ¡Vaya Paquete!
17h15: sessão 4 – Ander

27 de junho, domingo
16h :  sessão 1 – Eu Só Olho, Pulsões, O Móvel das Fotos, Lala, ¡Vaya Paquete!
17h15: sessão 5 – 20 Centímetros

Sessão 1

Eu só olho (Espanha, 2008, 19 min)
Direção: Gorka Cornejo
Roteiro: Gonzalo García, Gorka Cornejo
Intérpretes: Joan Crosas, Susi Sánchez, Iker Lastra
Sinopse: Julia e Eduardo formam um casal aparentemente convencional. No entanto, por trás das aparências há verdades inimagináveis; por trás do carinho mútuo, está a solidão de duas pessoas que não se conhecem.

Pulsões (Espanha, 2009, 12 min)
Direção e roteiro: José Manuel Carrasco
Intérpretes: Marko Mihailovic, Nacho Casalvaque
Sinopse: A um mês de seu casamento, Carlos contrata um gigolô para satisfazer suas pulsões homossexuais.

O móvel das fotos (Espanha, 2008, 2 min)
Direção: Giovanni Maccelli
Roteiro: Susana López
Intérpretes: Fernando Núñez, Juan Beiro
Sinopse: O móvel de fotos da sala é a vitrine da minha família. Estão todos, menos…

Lala (Espanha, 2009, 20 min)
Direção: Esteban Crespo
Roteiro: Esteban Crespo, Gustavo Prieto
Intérpretes: Esther Ortega, Gustavo Salmerón, Marta Belenguer
Sinopse: Jesús volta para casa para fazer uma surpresa à sua família, mas é ele quem é surpreendido. Uma obsessão é despertada e desencadeia uma série de acontecimentos com consequências imprevisíveis.

¡Vaya paquete! (Espanha, 2007, 9 min)
Direção e roteiro: Carlos Grau
Intérpretes: Miguel Hermoso, Cecila Gessa
Sinopse: Paco e Tatiana se encontram nos arredores de Toledo e transam ao ar livre. Uma vez acabado o ato, fumam um cigarro.

Sessão 2

Chuecatown (Espanha, 2007, 101 min)
Direção e roteiro: Juan Flahn
Intérpretes: Pepón Nieto, Pablo Puyol, Concha Velasco, Rosa M. Sardà, Carlos Fuentes, Eduard Soto, Mariola Fuentes
Sinopse: Leo e Rey são um casal de gays que vive em Chueca. São um pouco atípicos: não têm gosto para a moda, gostam de futebol, não têm um centavo e estão passando por uma crise no relacionamento. Mas, dentro do possível, vivem felizes. Ao mesmo tempo, no bairro em que vivem, estão acontecendo estranhos crimes contra anciãs. O assassino, Víctor, é o dono de uma imobiliária e aspira transformar Chueca em um bairro modelo onde
todos os habitantes sejam jovens, modernos, bonitos e vivam em casas de luxo reformadas. Para isso se dedica a assassinar todas aquelas anciãs que não querem vender seus apartamentos.

Sessão 3

Campillo sim, quero (Espanha, 2007, 52 min, documentário)
Direção: Andrés Rubio, 2007
Sinopse: Em junho de 2005, o Parlamento espanhol aprovou a lei do casamento gay, que outorga os mesmos direitos aos casais gays que aos casais heterossexuais, incluída a adoção. Prefeitos como o de Valladolid, uma das maiores cidades da Espanha, fizeram uma convocatória para boicotar a lei. Por outro lado, Francisco Maroto, prefeito de Campillo de Ranas, um pequeno povoado de cinquenta habitantes perdido nas montanhas de Guadalajara, levantou a mão e disse: “Eu caso”. Ray, um garoto americano, e seu namorado espanhol, Pepe, chegam a Campillo para se casar.

Sessão 4

Ander (Espanha, 2009, 124 min)
Direção e roteiro: Roberto Castón
Intérpretes: Josean Bengoetxea, Cristhian Esquivel, Mamen Ribera, Leire Ucha, Pilar Rodríguez, Pako Revueltas, Pedro Otaegi, Eriz Alberdi, José Cruz Gurruchaga, Unax Martín, Juancho kerejeta
Sinopse: Ander, um caseiro quarentão, leva uma vida rotineira, entre seu posto de operário em uma fábrica de bicicletas e os trabalhos agrários do sítio, onde vive com sua mãe e sua irmã. Um dia sofre um acidente e quebra uma perna, o que leva a família, apesar das desconfianças da mãe, a contratar um imigrante peruano, José, para realizar as tarefas do sítio. A chegada de José modifica a vida da casa e a vida de Ander, que começa a ter sentimentos que não sabia que possuía, provocando um forte conflito interior. Sua relação com Peio, seu melhor amigo, e Reme, a prostituta da região, também se vê modificada por este personagem, que os obriga a posicionar-se diante da situação.

Sessão 5

20 centímetros (Espanha, 2005, 117 min)
Direção e roteiro: Ramón Salazar
Intérpretes: Mónica Cervera, Pablo Puyol, Miguel ODogherty, Concha Galán, Lola Dueñas, Pilar Bardem, Juan Sanz, Rossy de Palma, Najwa Nimri, Richard Shaw, Inma Olmos, María Lalane
Sinopse: Marieta quer deixar de uma vez por todas de se chamar Adolfo. Ter o mesmo nome de seu pai e os mesmos vinte centímetros lhe dão calafrios. Marieta quer chamar-se Marieta e ser uma mulher respeitada por todas as leis. Sofre de narcolepsia, a doença do sono, e sempre dorme no momento menos oportuno. Mas, em seus ataques de sono, que dão origem a números musicais, Marieta canta maravilhosamente e fala idiomas. Hoje Marieta acordou jogada em um descampado a quarenta quilômetros de Madri.

Governo do Estado de SP